É neste pressuposto que assenta o projecto de reabilitação que propõe, por exemplo, a reinstalação da fonte removida nos anos 40 e que actualmente se encontra no Largo do Calvário.
Este elemento, que originalmente se encontrava junto aos Paços do Concelho, será deslocado para uma zona que lhe confere uma posição mais relevante e central na praça.
Tal como noutras intervenções no núcleo antigo, o projecto vai privilegiar a circulação pedonal, pelo que a actual plataforma que sustenta o Pelourinho será transformada num passeio plano, fácil de percorrer, deslocando-se o Pelourinho, que é uma réplica do original, ligeiramente para Sul.
A intervenção assume igualmente a necessidade de minimizar o impacte automóvel no núcleo urbano e, nesta medida, propõe a redução dos estacionamentos existentes para permitir ao peão um maior usufruto do espaço público. Ao nível da iluminação vão também ser introduzidas medidas inovadoras que valorizam os edifícios e elementos que compõem o Largo.
A intervenção está integrada no Programa de Valorização da Frente Marítima de Sesimbra, apoiada pelo QREN/PORLisboa. Neste momento aguarda-se aprovação do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico para que os trabalhos possam avançar.
Foto: CM Sesimbra
20:08