“A Câmara Municipal associou-se às comemorações deste centenário vitoriano com a naturalidade que se esperaria perante um clube com tal dimensão”, afirmou, no dia 27, a autarca, na cerimónia de apresentação do programa de comemorações, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou com a presença do presidente do clube, Fernando Oliveira, e do presidente da SAD sadina, Vítor Hugo Valente.
A presença na Feira de Sant’Iago, com a exposição “Vitória de Setúbal, o Primeiro da República”, parente até dia 8 de Agosto, que retrata três etapas fundamentais da história do clube – fundação, época de ouro e construção do Estádio do Bonfim –, marcou o início do programa.
“Decidimos dedicar [a Feira de Sant’Iago] ao aniversário do clube, assinalado no recinto do certame com uma magnífica exposição que recorda os melhores momentos desta associação”, frisou Maria das Dores Meira.
A presidente da Autarquia ressaltou ainda que a “Câmara Municipal tem sido, ao longo dos anos, um parceiro fundamental do clube, nos bons e maus momentos”, prestando sempre a colaboração que está ao seu alcance.
“Queremos que este velho e grande clube possa continuar a ser um agente activo na promoção do desporto na cidade”, frisou a autarca.
Já Fernando Oliveira começou por referir que “é uma grande honra ser presidente do clube no ano do centenário, pautado por grandes desafios”, revelando os detalhes do programa comemorativo.
A segunda grande iniciativa para assinalar os cem anos do Vitória acontece já dia 6, no Estádio do Bonfim, com a realização do “Torneio do Centenário”, uma competição que vai contar com a participação das equipas do Olhanense e Portimonense, além do Vitória de Setúbal.
Do programa do centenário fazem ainda parte um concerto, a realizar em Setembro, também no Estádio do Bonfim, com a actuação de vários artistas e DJ convidados.
Um road-show, com um camião caracterizado com imagens alusivas ao centenário do clube e à região de Setúbal, é outra das iniciativas programadas no âmbito das comemorações.
O “objectivo é levar a imagem do clube e da região a diversos pontos do País”, referiu Fernando Oliveira, explicando que o camião vai conter, no interior, “diversos pontos de venda e promoção”.
Fernando Oliveira anunciou ainda que, brevemente, serão inauguradas “novas infra-estruturas desportivas para o futebol e a formação”, em concreto, dois campos sintéticos no recinto do Estádio do Bonfim, assim como um novo campo de treinos, com relva natural, no Complexo Desportivo da Várzea.
“Trata-se de um enorme esforço desta Direcção para criar condições mais dignas para os jovens atletas”, sublinhou o presidente do Vitória, ressaltando, igualmente, “que a formação é um dos grandes objectivos” do clube.
O programa do centenário inclui ainda duas cerimónias solenes, a primeira a realizar dia 20 de Novembro, com o tradicional jantar de aniversário do clube, um momento de convívio onde são distinguidos, além de atletas e dirigentes, os associados com 25 e 50 anos de filiação.
A última iniciativa das comemorações decorre a 17 de Dezembro, com a organização de um jantar de gala que se espera que conte com a participação de todos os elementos que pertencem à Comissão de Honra do Centenário.
O Presidente da República, Cavaco Silva, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o treinador José Mourinho são algumas das personalidades que integram aquele órgão.
“Estas são, para já, algumas das iniciativas que o Vitória de Setúbal, em sintonia com a Câmara Municipal, preparou para assinalar o centenário do clube”, indicou Fernando Oliveira, empenhado em que estas comemorações “sejam mais uma página de ouro para perdurar no livro de memórias que contém a riquíssima história deste clube”.
Foto: CM Setúbal
14:23