Construído junto à Piscina Municipal de Sines Carlos Manafaia, em Sines, o equipamento permite acolher 24 utentes na componente de lar e 5 na de residência autónoma e vai gerar 18 postos de trabalho permanentes.
De acordo com Margarida Baltasar, presidente da cooperativa, o envelhecimento gradual dos utentes e dos seus cuidadores tem provocado uma procura crescente por este tipo de instalações.
“Temos uma grande lista de espera, uma vez que damos resposta a três concelhos [Sines, Santiago do Cacém e Odemira] e que há adultos que nunca tiveram nenhuma institucionalização mas agora necessitam dela, pelo envelhecimento dos pais”, afirmou.
O novo equipamento representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros, co-financiado em 60 por cento pelo programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.
A Câmara Municipal de Sines apoia o projecto com um contributo de 116 mil euros nos custos de construção do edifício, cedeu o terreno (com 1750m2 e um valor estimado de 225 mil euros) e ofereceu os projectos de arquitectura e de todas as especialidades. As autarquias de Santiago do Cacém (70 mil euros) e de Odemira (valor a definir) também participam financeiramente no projecto.
Manuel Coelho, presidente da Câmara Municipal de Sines, manifestou “regozijo pelo início de actividade deste equipamento social e solidário”, elogiando o trabalho das Cercis e a convergência de esforços, patente neste projecto, entre cooperativas, administração local e administração central.
A ministra Helena André considerou as novas instalações “magníficas” e frisou a capacidade demonstrada ao longo dos anos pela Cercisiago para dar respostas às necessidades das pessoas com deficiência mental.
Para Helena André, a reunião de três municípios neste projecto é um exemplo para o país, pois nem sempre existe massa crítica que justifique haver um equipamento para cada concelho.
A ministra concluiu a sua intervenção destacando o acordo de colaboração celebrado entre o ministério e a Cercisiago, que vai garantir qualidade do serviço e justiça social, permitindo ao equipamento acolher utentes independentemente dos seus recursos financeiros.
A presença em Sines para a inauguração do lar da Cercisiago foi aproveitada pela ministra Helena André para a realização de uma visita guiada às novas instalações do Centro de Emprego em Sines (edifício do antigo Banco Nacional Ultramarino), a inaugurar brevemente.
Foto: CM Sines
10:43