O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, acompanhado pela Presidente do HLA, Adelaide Belo e da Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Rosa de Matos, visitou a nova unidade com capacidade para 25 camas e com um investimento de um milhão e meio de euros.
Com a abertura deste novo serviço, o Litoral Alentejano passa a ter todas as tipologias da Rede Nacional de Cuidados Continuados.
Após a visita ao novo serviço, o autarca de Santiago do Cacém relembrou os problemas que envolveram a construção do Hospital, que passou de um sonho a realidade, realçando que “temos um percurso que sabíamos que ia ser gradual”.
Referindo-se à Unidade de Convalescença, Vítor Proença disse que “esta unidade é muito melhor para o erário público e para os doentes que em vez de terem que se deslocar têm a resposta que necessitam no hospital”.
Isilda Viegas, a médica responsável pela Unidade de Convalescença explicou a importância deste serviço que vai melhorar a qualidade de vida dos doentes em recuperação de cirurgias, traumatismos, fracturas, AVC ou doenças crónicas.
Para Adelaide Belo, Presidente do Conselho Administrativo do HLA, existia uma lacuna no Hospital agora já preenchida com a abertura oficial da nova valência.
Constituída por uma equipa multidisciplinar com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, dietistas e assistentes operacionais, a Unidade de Convalescença permite que os doentes durante um mês possam recuperar. Em alguns casos o internamento pode durar mais.
Rosa Matos, Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, congratulou-se com a abertura da nova unidade que vai trazer ao Litoral Alentejano mais 27 postos de trabalho.
Foto: CM Santiago do Cacém
10:03