Bem-vindo ao DISTRITO ONLINE - Informação Regional
Distrito
Deck – Mostra de Bandas do Barreiro
Seixal
Saberes e sabores mostram diferentes culturas
Alcácer do Sal
Museu Etnográfico do Torrão reabre ao público



Distrito
O CDS-PP
Alcácer do Sal
Mudança e Ruptura
Alcácer do Sal
Da Marinha Grande ao Imposto Europeu
Barreiro
O Portugal dos Pequeninos
Barreiro
Infelizmente … aconteceu mais uma vez
Setúbal
Como é a nossa cidade. Como deveria de ser.
Distrito
Toques de Deus
Barreiro
Vivam os jantares oferecidos aos trabalhadores da
Barreiro
Os Exames Nacionais e o Princípio da Igualdade
Distrito
O futuro parque temático e a Linha do Sado
Barreiro
Natal é quando um homem quiser
Distrito
Por Portugal
Barreiro
O Fórum Barreiro
Distrito
As promessas não cumpridas … na Linha do Sado!
Distrito
Religião ou Superstição?
Montijo
O Montijo e a falta de ciclovias em Espanha
Distrito
As eleições autárquicas e a Linha do Sado
Moita
Autismo
Distrito
O mito do exercício físico – III

   
  O Telelixo está de volta: a Quinta das celebridade -



   
 


Andava eu tão contente, depois de ter acabado o “Big Brother”, o “Bar da Tv”, e programas afins, quando dou por mim, já novos programas do tipo andam aí de novo. Falo da “Quinta das celebridades”. Um programa com algumas celebridades, em decadência, como por exemplo a participação de um actor de filmes pornográficos ou então figuras do Jet Set no mínimo pedantes, que vêem aqui uma forma de voltar à ribalta, ao “Show Off” televisivo.

Um concurso, sem quaisquer escrúpulos, que indigna quem quer continuar sóbrio e a ver televisão sem “morrer intoxicado” com telelixo.

Pois é !... A manipulação de sentimentos, de jovens anónimos, vide o caso do Big Brother, que teve como resultado o que aconteceu ao Zé Maria... Vamos ver, agora, com estas celebridades, como é que isto vai acabar.

Na minha opinião, a Alta Autoridade Para a Comunicação Social (que, por vezes, não sei para que é que serve) já devia ter posto um travão a este tipo de programas. O governo, que deveria zelar pelo interesse público, há muito já deveria ter criado uma lei especifica para acabar com estes ataques à dignidade para acabar com esta degradação.

A televisão existe para dar dinheiro, apenas para o lucro. O que não posso concordar é que, para atingir esse objectivo, se sirvam, de uma forma vergonhosa, do ser humano, expondo-o a impactos e sensacionalismos.

A TV é cada vez mais, uma guerra de audiências, um fenómeno sócio económico, que cada vez é menos “sócio” e mais “económico”. Cada vez pior e com menos qualidade.

Este programa até coloca as ditas “celebridades” a tratar de animais, servindo-se das mesmas como marionetas, colocando os seus rostos permanentemente sob holofotes, vulgarizando os seus gestos, expressões, passos, fazendo-os viver, dia após dia, a representar uma farsa que tem tanto de improvisada, como de medíocre.

Vamos lá ver se vai haver envolvimentos, sexo, violência e todos os mais comportamentos anormais porque, se assim for, melhor ainda. É disso que o povo tanto gosta e a produção também.

Sou um optimista por natureza, mas estou preocupado. A auto-estima e outros valores, como a privacidade, que ainda há bem pouco tempo nem sequer eram postos em causa, foram esquecidos.
O país rendeu-se aos que trocaram, por valores mercantilistas, a sua privacidade . Um ataque à intimidade, formalizado com um contrato e tudo.

Quando será que as pessoas entendem que este tipo de programa não passa de um negócio?

Um contrato em que uns tantos abdicam da sua privacidade, para que outros a possam, tranquilamente, “violentar”, de preferência com o maior número possível de espectadores e de lucro.

Para mim seria provavelmente mais cómodo assistir, calado e resignado, a estes telelixos a que o Bispo de Liverpool apelidou de “Zoo Humano”. No entanto, e apesar de com este meu texto dar alguma importância, a este tipo de programas, faço-o com o objectivo de contribuir para uma consciencialização do balanço negativo, gerado por este tipo de programação, principalmente nas nossas crianças e adolescentes.

Caro leitor, espero que quem pode e quem manda perceba isto um dia.


 
Cláudio Anaia
2004-10-07
   

  

  
   
 

COMENTÁRIOS

Nuno Silva
Grande Nivel .....

Sinceramente que não gosto de católicos e sou pela despenalização do Aborto , caracteristicas opostas ao autor deste texto . Mas .... reconheço que o Cláudio Anaia é extremamente inteligente e este texto é bem prova disso .
Numa altura em que o povão assiste delirante a este lixo chamado "Quinta das Celebridades" num canal que correu com o Prof. Marcelo (se me permitem a comparação) o Anaia ao mesmo nível prova com este excelente artigo que existe ainda pessoas sobrias e coscientes . Arrasador e directo parabéns ao DIstrito On line por ter este colaborador .
2004-10-07


Raquel
Anaia e a sua lucidez !

Somos um país desgraçado. Temos o que merecemos, um páis rendido ao Castelo Branco, Novelas e pouco mais ....
Vergonha de quem ja foi a grande potencia MUndial ha 500 anos atrás.
Cláudio Anaia de quem sou amiga mostra mais uma vez o brilhantismo do seu pensamento neste texto que comprova o que digo .
2004-10-13


AV1
Imaginação a mais ou a menos ?

Sem ofensa, caro Nuno, mas onde é que raio foi buscar a ideia para este título ?
"Quando a mentira é inverdade ?"
Isto é suposto ser o quê ?
Irónico ?
Despropositado ?
Redundante ?


2005-07-15


 

FALTA LAYOUT PARA IMPRESSÃO







 © Copyright Distrito Online
Avisos Legais
   
 
        made by YOU.