No âmbito de “A Escola Somos Todos Nós” e com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a Câmara Municipal do Barreiro, em parceria com a RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, promove, no dia 16 de outubro, a atividade “Cozinha do Mundo”, que consiste na confeção de um prato típico africano em todas as escolas públicas do 1º ciclo e pré-escolar do Concelho do Barreiro. Assim, no Dia Mundial da Alimentação, cerca de quatro mil alunos vão comer nas escolas “Cachupinha” e, no fim do dia, levam a receita para casa.
A receita será adaptada através da inclusão de ingredientes da cozinha tradicional portuguesa.
A elaboração de um prato típico de outro continente visa demonstrar às crianças outros hábitos alimentares. Numa era de globalização, na qual está inerente a emigração e imigração, frequentam as escolas muitos estrangeiros, onde, por vezes, poderá haver alguma complexidade de entendimento entre culturas. Considerando que a escola deve ter um papel fundamental na inclusão de culturas, identidades e etnias, a Câmara Municipal do Barreiro propôs como tema de trabalho para o ano letivo 2014/2015 “Identidades – Encontro de Culturas”. Ao longo deste ano pretende-se que as diversas culturas, identidades e etnias sejam conhecidas, valorizadas e respeitadas por todos. É sob esta temática que serão desenvolvidas as diferentes atividades do Município com a comunidade educativa (Carnaval, Feira Pedagógica, entre outras atividades).
A “Cozinha do Mundo”, dando a conhecer aos mais novos a “Cachupinha”, insere-se neste tema “Identidades – Encontro de Culturas”.
Fonte: CMBarreiro