O apronto foi o último jogo de preparação dos “Lobos” para o Rugby Europe Trophy 2016/17, que começa dia 19 de novembro, na Suíça, e marcou a estreia em Setúbal do XV de Portugal. Dois dos jogadores, Francisco Bruno, pilar do Direito, e Fernando Almeida, 2.ª linha na Agronomia, foram formados no Vitória Futebol Clube.

 

Este dia fica também marcado pela estreia de Martim Aguiar como selecionador nacional, treinador que regressou a Setúbal depois da vitória na última edição da Taça de Portugal ao comando da equipa do Direito.

 

A seleção nacional mediu forças com a Bélgica, que ocupa o 24.º lugar no ranking da World Rugby, cinco posições a cima dos “Lobos”, que, neste jogo, alcançaram quatro ensaios, marcados por Tomás Appleton, Francisco Pinto Magalhães, Gonçalo Foro.

 

“Conseguimos uma vitória, aquilo que queríamos. A Bélgica cresceu depois de marcar e tornou-se um jogo difícil. Tivemos uma grande atitude e foi uma grande vitória. Os jogadores estão de parabéns, era assim que tínhamos que começar”, salientou Martim Aguiar, no final do jogo, citado pelo site da Federação Portuguesa de Rugby.

 

O vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, realça que esta partida, inserida no calendário de eventos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto, constitui “um dos grandes momentos desportivos dos últimos meses”.

 

A decisão de realizar o Portugal-Bélgica em Setúbal resultou de um desafio camarário lançado à Federação Portuguesa de Râguebi, aquando da realização da final da Taça de Portugal, em março.

 

“A modalidade do râguebi tem vindo a ganhar maior protagonismo na região. A cidade está cada vez mais interessada na modalidade, com cada vez mais jovens a escolher a prática deste desporto”, destaca Pedro Pina.

 

O desafio teve bilhetes a dois euros, montante que reverte a favor de instituições de solidariedade.