As “Vozes dos Alunos” da Escola Técnica Profissional da Moita fizeram-se ouvir no VII Encontro Internacional da OCDE 2030, realizado em Paris, França. A Daniela Lima e a Inês Galambas apresentaram a nossa escola nesta reunião informal junto dos representantes os vários países que fazem parte da OCDE.

Assim que chegaram a Paris, as alunas, acompanhadas pelo Professor Pedro Pedroso, foram conhecer um pouco da cultura local e visitaram a Catedral de Notre-Dame e a Torre Eiffel. Segundo o professor, “a multiplicidade de culturas e línguas foi enebriante e aproveitámos para praticar o Inglês e o Francês, tal como a autonomia e as competências interpessoais.” 

Dezenas de idiomas ouviram-se nos corredores e nas salas de reunião da sede da OCDE, em Paris. A comitiva portuguesa participou ativamente nos grupos de debate e contribuiu para consensos importantes no que concerne ao futuro que queremos para a educação. A Daniela e a Inês promoveram da melhor forma os valores da ETPM e a nossa visão do futuro da Escola, sendo que as suas intervenções foram alvo de curiosidade e espanto das restantes comitivas. 

A participação dos alunos, no segundo dia, foi mais exigente e a sua voz foi o centro do debate em que o próprio Diretor da OCDE, Andreas Schleicher, participou ativamente. A comitiva lusa foi ainda recebida pelo Senhor Embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa, e pelo Representante de Portugal na OCDE, o Senhor Embaixador Bernardo Lucena, para um encontro informal sobre os princípios e o funcionamento das instituições !

O último dia não terminou sem um jantar informal de toda a comitiva com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e a participação de uma equipa de reportagem da TVI, que acompanhou os trabalhos.

Três dias, em Paris, para dar a Voz aos Alunos da ETPM na construção de uma Escola do Futuro!!

Partilhe esta notícia