Duas ações de sensibilização gratuitas, promovidas em fevereiro pela Câmara Municipal de Setúbal, informam os utentes dos centros comunitários do concelho sobre os cuidados a ter com as estratégias de venda agressiva das operadoras de telecomunicações.
Nunca abrir a porta a estranhos. Conhecer sempre as condições de um contrato antes de assiná-lo e ler com bastante atenção as letras minúsculas do mesmo. Questionar tudo sem restrições, nomeadamente a cobertura e a qualidade do serviço de telecomunicação, o tarifário, o período de fidelização e as condições de faturação.
Estes foram alguns dos conselhos práticos deixados esta manhã pela equipa do GAC – Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal na primeira ação de sensibilização de fevereiro, que decorreu no Centro de Dia da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, abrangendo mais de vinte idosos.
“No serviço da televisão, as operadoras tentam sempre vender pacotes com vários canais, que nem sempre são adequados às necessidades dos clientes. Outro ponto importante é pedir sempre a fatura em papel e não por mensagem. Se certa pessoa não tiver acesso a um telemóvel fica prejudicada”, notou o técnico do GAC Daniel Ventura.
Como público mais vulnerável, os idosos são diariamente confrontados com estratégias de marketing agressivas por parte das operadoras de telecomunicações, as quais resultam, muitas vezes, na assinatura de contratos que se revelam mais tarde prejudiciais para estes consumidores, o que os leva a procurar o apoio do GAC.
“Antes de assinar algum contrato, deve pedir conselhos a um familiar ou amigo mais novo”, observou, por outro lado, a técnica municipal Sandra Pedra.
Do leque de preocupações levantadas pelos consumidores, maioritariamente com idade superior aos 65 anos, destacam-se as reclamações relativas a operadoras de telecomunicações, seguindo-se os bens e serviços e o setor da energia.
Saliente-se que só o ano passado se registaram 236 reclamações em matéria de telecomunicações.
A ação desta manhã insere-se no projeto Ações de Sensibilização sobre Operadoras de Telecomunicações nos Centros Comunitários do Concelho, iniciado em 2019, no âmbito do plano de atividades do Gabinete de Apoio ao Consumidor, da Câmara Municipal de Setúbal.
A próxima sessão agendada para o mês de fevereiro realiza-se no dia 13, pelas 15h00, no Centro Comunitário de Vanicelos, da Associação Humanitária Bem Fazer de São Paulo.
O Gabinete de Apoio ao Consumidor de Setúbal, a funcionar de segunda a sexta-feira das 09h15 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 no piso 1 do Mercado do Livramento, é um serviço gratuito disponibilizado pela autarquia unicamente em matéria de consumo.
Os munícipes podem esclarecer dúvidas ou solicitar informações através do correio eletrónico ou pelos números de telefone 265 545 390 e 265 545 393.
O contacto com o gabinete também pode ser feito pela página do município de Setúbal, em www.mun-setubal.pt, acedendo à área “Economia” e, de seguida, “Gabinete de Apoio ao Consumidor”, onde está disponível um formulário próprio para o efeito com o nome “O GAC responde”.