Um agente da PSP foi ferido, esta sexta-feira de madrugada, na Moita na sequência de uma desordem pública nas Festas do Vale da Amoreira, tendo sido levado para o hospital, disse, esta sexta-feira, fonte do CDOS ao Distritonline.
De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, o polícia terá sido ferido com uma arma branca e foi transportado para o hospital do Barreiro.
“Recebemos um alerta às 1.08 que um agente da PSP foi agredido e ferido, sendo depois transportado para o Hospital do Barreiro em estado grave”, acrescentou a mesma fonte.
O ferimento foi feito quando o agente da PSP foi obrigado a intervir numa desordem pública causada por uma invasão a um dos palcos.
“Pelas 00H30, quando decorriam os eventos musicais no palco, várias pessoas estranhas ao espetáculo subiram ao palco e apoderaram-se do microfone para proferir expressões incentivadoras da desordem e contra as autoridades policiais presentes”, descreve a PSP, em comunicado.
A PSP explica que, “de imediato, os elementos policiais e os representantes da Junta de Freguesia encaminharam essas pessoas para o exterior, contudo, outros participantes invadiram o palco pela parte da frente, apesar da existência de baias que separavam o palco da zona pública, pelo que o som foi desligado e o evento foi encerrado pelo responsável”, mas esta situação provocou o desagrado a um grupo de cerca de 50 pessoas, sendo que algumas incitavam a adoção de comportamentos violentos”.
“Pelas 00H50 verificou-se troca de agressões entre cerca de 20/25 pessoas e o arremesso de pedras e garrafas contra os elementos policiais do que resultaram ferimentos num agente policial na cabeça e na zona do peito, tendo-lhe sido roubado o cinturão completo que portava a arma de fogo de serviço e o bastão policial, por desconhecidos”, revelam as autoridades, acrescentando que o agente foi transportado ao hospital do Barreiro para receber tratamento e encontra-se estável.
A PSP explica, ainda, que, perante a fuga dos agressores, “não foi possível efetuar qualquer detenção, sendo que o Comando Distrital da PSP de Setúbal está a realizar diligências com vista à identificação dos autores”.
Nuno Cavaco, presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, disse à Lusa que o agente da PSP foi ajudado por populares.
“Depois da invasão de palco, a polícia interveio e um agente foi barbaramente agredido. Houve populares que saíram em sua ajuda, com um a lançar-se mesmo para cima do agente de modo a evitar que continuasse a ser agredido”, afirmou.
O autarca frisou que durante a desordem foram arremessadas pedras da calçada e garrafas contra as pessoas que estavam a atuar no palco e contra a polícia.
“Estive no hospital a acompanhar a situação do agente e este apresentava ferimentos na cara e perfurações na barriga, mas está estável e em recuperação, tendo ficado no hospital em observação”, salientou, referindo que repudia toda a situação.
Distritonline/ Lusa