A qualidade do pescado de Setúbal é a mais recente bandeira promocional turística do concelho, com a criação da marca “Setúbal Terra de Peixe”, apresentada na sexta-feira, na Casa da Baía, num evento que incluiu degustação de pratos gastronómicos.
“Se há algo que imediatamente ocorre quando se fala na cidade do Sado é, sem dúvida, o bom peixe”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação da nova marca de promoção turística, realizada ao final da tarde, numa iniciativa que reuniu cerca de 150 pessoas.
“Setúbal Terra de Peixe” é agora o eixo comunicacional no qual se centraliza um vasto conjunto de ações concertadas de promoção da gastronomia local e que a Autarquia já vinha a realizar, caso dos festivais gastronómicos, e de outras a implementar, como a certificação do peixe de qualidade apanhado na costa do concelho e servido nos restaurantes locais.
Maria das Dores Meira salientou que o peixe de Setúbal é um “importante capital de promoção e dinamização turística a estimular e ampliar” e que a nova marca vai ajudar a detalhar “o perfil de quem procura o concelho em busca de boa gastronomia, de bom peixe”, destacando que é “fundamental conhecer a história da restauração e dos estabelecimentos existentes no concelho e dos pratos tradicionais”.
Quinzenas gastronómicas entre fevereiro e dezembro, criação de uma linha de merchandising e a recolha, valorização e promoção do receituário tradicional são algumas das ações que a Câmara Municipal vai começar a promover no âmbito da nova marca “Setúbal Terra de Peixe”.
Cursos sobre alimentação saudável, dirigidos principalmente ao público infantil, e a realização da Feira Peixe e Mar, para demonstração e comercialização de produtos e serviços de empresas locais, regionais e nacionais na área do mar e sobretudo das pescas, são outras iniciativas que têm como catalisador a nova marca turística.
Exposições sobre peixe, atividade piscatória e artefactos marítimos e de pesca, bem como a criação de um banco de imagens e de informação científica, técnica e literária sobre o peixe e as pescas estão também contempladas no âmbito do “Setúbal Terra de Peixe”.
A ação de divulgação da nova marca turística setubalense contou com o envolvimento dos chefs Carlos Oliveira, Fernanda Amaro e Álvaro Santos e dos restaurantes Casa do Mar, Poço das Fontainhas, Kefish, Espaço Setúbal, Praxedes, Ponto de Encontro e O Ramila.
Durante o evento foram apresentados diferentes pratos confecionados com pescado local, entre os quais uma caldeirada de Setúbal “à moda do Mercado do Livramento”, preparada por Piedade Mendão, comerciante naquela praça sadina.
“Temos do melhor aqui. Só é preciso trabalhar e divulgar”, sublinhou Carlos Oliveira sobre a iniciativa “Setúbal Terra de Peixe”, enquanto preparava sushi para os convidados e público presente no evento de sexta-feira.
Opinião partilhada pela chef Fernanda Amaro, para quem a nova marca “faz todo o sentido ao nível da promoção turística”.
Tudo porque, salientou Álvaro Santos, “o peixe de Setúbal é dos melhores que existem”, realçando a qualidade com que a restauração local prepara pratos de pescado e ainda a importância do Mercado do Livramento, recentemente destacado como um dos mais famosos do mundo pela revista norte-americana USA Today.
“Só me surpreende como é que levou [a revista USA Today] tanto tempo a perceber isso”, reforçou o chef, que destacou ainda o surgimento de “um novo movimento na restauração de Setúbal”, mais sensibilizada na atualidade, assegura, com a apresentação e qualidade do serviço prestado ao cliente.