Foi no passado dia 30 de abril que o Agrupamento de Escolas de Alcochete recebeu o “Prémio Escola 2013-2014”, ao ser distinguindo pelo seu trabalho de mérito. O Ministério da Educação e da Ciência (MEC) atribui, desde o ano letivo de 2012-2013, o “Prémio Escola”, que premeia o trabalho desenvolvido nas escolas e agrupamentos escolares. O prémio, de atribuição anual, distingue um máximo de três escolas em cada uma das cinco áreas geográficas do mapa educativo do país, nomeadamente Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Na edição deste ano, foram, ao todo, distinguidas 11 escolas e agrupamentos, públicos e privados.
Assinado em 11 de outubro de 2012 pelo atual Ministro da Educação, Nuno Crato, o despacho que criou a distinção, elenca os critérios a cumprir pelas instituições e as áreas de atuação onde se devem distinguir de forma meritória, como é o caso, por exemplo, do sucesso escolar dos alunos, da criatividade, da qualidade da aprendizagem e do desenvolvimento experimental das ciências, entre outros.
O Prémio Escola, que visa premiar as escolas e os membros da comunidade educativa que se distinguem pelo seu trabalho em prol da excelência do ensino, apresenta-se em duas dimensões: Mérito Institucional e Louvor Individual. O primeiro galardoa os estabelecimentos de ensino que, de determinada forma, desenvolveram e/ou promoveram a qualidade da educação; o segundo, associado ao anterior, tem o intuito de distinguir os membros da comunidade educativa que mais contribuíram para o sucesso da escola reconhecida.
Na cerimónia da entrega de prémios, que decorreu, este ano, no Teatro Thalia, no Palácio das Laranjeiras, Lisboa, as escolas e colégios distinguidos receberam uma placa de distinção, um louvor em Diário da República e ainda apoio ao nível dos recursos humanos e materiais destinados a projetos culturais e científicos dos alunos. Foi ainda entregue o Selo Escola Voluntária, destinado a reconhecer o contributo dado pelos estabelecimentos de ensino, e que consiste numa placa para afixar na escola.
Em comunicado, a JSD “congratula o Agrupamento das Escolas de Alcochete, não só porque eleva o nome de Alcochete, mas também por ter sido neste mesmo Agrupamento que os jovens da JSD Alcochete se educaram, se formaram e cresceram”.
“É uma honra para nós, jovens de Alcochete, saber que as nossas escolas promovem a boa formação dos alunos do nosso concelho”, rematam.