A Feira Quinhentista regressa à vila do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, de 22 a 24 de maio, para oferecer a habitantes e forasteiros, para além de a habitual jornada pelo passado, a possibilidade de apreciarem a gastronomia da época.
Nesta festa, que se realiza de dois em dois anos, é recriada a vida quotidiana da época, e nas ruas da vila vão estar artesãos a trabalhar ao vivo, sendo também possível assistir a demonstrações de armas e falcoaria, declamação de poesia, rábulas teatrais, música, danças populares, folguedos e jograis.
De acordo com a organização, os residentes do Torrão vestem-se a preceito, as ruas, montras e fachadas de casas são decoradas e os visitantes podem deliciar-se nos restaurantes, cafés e pastelarias locais com doçaria e gastronomia de época, confecionadas com base em receitas recolhidas minuciosamente para proporcionar uma verdadeira viagem à era quinhentista.
O evento pretende ainda dar a conhecer a todos os visitantes o Torrão ao Tempo de Bernardo Ribeiro, o escritor e poeta renascentista torranense, introdutor do bucolismo em Portugal, autor da célebre novela Saudades (mais conhecida como Menina e Moça), que colaborou no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende e pertenceu à elite de poetas palacianos, juntamente com Sá de Miranda e Gil Vicente.
Recorde-se que, o evento é organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pela Junta de Freguesia do Torrão, com a participação da Historicália e com forte envolvimento da população, a V Recriação Histórica tem entrada livre.