É difícil adjetivar um espaço que junta o traço de Pedro Gomes e a tecnologia da empresa portuguesa EDIGMA num espaço comercial.
O renovado Jumbo de Setúbal – que está presente na cidade de Setúbal desde 1972, ainda como Pão de Açúcar -, atual Alegro de Setúbal, localizado na principal entrada da cidade para quem vem da A2, é o maior investimento estrangeiro em Portugal no presente ano e promete ser um motor para o aumento da atratividade e desenvolvimento económico da região de Setúbal.
O primeiro centro comercial da cidade de Setúbal – e o único centro comercial construído no país nos últimos dois anos – lançado pela Immochan, empresa imobiliária do Grupo Auchan, abre hoje as portas ao público e representa um investimento de 110 milhões de euros que irá criar 1000 postos de trabalho diretos e 500 indiretos.
O Alegro Setúbal tem 44 mil metros quadrados de área bruta de construção e 27 mil metros quadrados de área bruta locável – o equivalente a cerca de três campos de futebol – divididos por 114 lojas, das quais se destaca o melhorado Hipermercado Jumbo, uma loja FNAC, a primeira Mango Megastore em Portugal, a segunda maior H&M do país, nove salas de cinema – entre elas uma com tecnologia IMAX – que irão abrir no final do mês, e um Health Club Fitness Hut. O estacionamento é gratuito, com capacidade para 2600 viaturas.
Ao nível da restauração, o Alegro conta com três ambientes de restauração distintos, adaptados aos diferentes estilos e momentos de vida dos clientes: uma zona para famílias, equipada com micro-ondas, com divisórias maiores entre as mesas, para que cada família possa estar num ambiente mais recatado e as mães, possam inclusivamente, amamentar os filhos longe dos olhares das outras pessoas; um ambiente “gourmet digital” que é, efetivamente, “um lugar para navegar”, no qual os amantes da tecnologia podem usufruir de mesas que são, simultaneamente, tabletes gigantes, onde podem aceder à Internet e jogar; e uma zona mais descontraída, com um espírito mais lounge. Para além dos restaurantes habituais dos centros comerciais, não faltam também restaurantes cujas ementas têm como protagonistas os produtos típicos da região, nomeadamente o choco frito, o rei de Setúbal.
Relativamente ao mobiliário, criado pelo designer Pedro Gomes, com matéria-prima exclusivamente portuguesa, destaque para o facto de todas as peças terem sido criadas exclusivamente para o Alegro Setúbal cuja irreverência casa na perfeição com um espaço que quer, efetivamente, marcar pela diferença, como é o caso de um candeeiro feito em burel, um tecido feito cem por cento de lã, tradicionalmente usado pelos pastores da serra da estrela pela sua resistência e durabilidade e que, atualmente ressuscitou do passado da serra para aparecer de mãos dadas com o design contemporâneo no imobiliário português.
Considerado um centro comercial de última geração, o Alegro Setúbal é, efetivamente, um exemplo de pioneirismo e vanguarda, que proporciona aos clientes – pequenos e graúdos – uma experiência digital, através de várias paredes digitais que interagem com os clientes, dos elevadores panorâmicos que criam um cenário de ecrãs LED em movimento – nos quais é possível aceder a passatempos e trocar fotografias e mensagens – e do parque infantil que tem uma componente digital fortíssima, com equipamento digital e jogos interativos que vão, de acordo com Mário Costa, “sofrendo alterações ao longo do tempo, de forma a criar sempre o efeito surpresa nas crianças”.
O terraço jardinado do Alegro Setúbal é, efetivamente, a montra ideal para se apreciar a beleza da Arrábida que merece ser descoberta – e saboreada. O terraço tem 220 lugares sentados, e ambientes diferenciadores adaptados não só aos diferentes estilos de vida dos clientes, como também ao próprio clima, deste modo os visitantes poderão encontrar no terraço uma área mais tradicional que funciona como uma espécie de continuação do espaço de restauração, um lounge de verão, numa das pontas, e um terraço de inverno voltado para o Castelo de Palmela.
No exterior do edifício, encontra-se um vasto jardim que oferece uma panorâmica total para o coração da cidade sadina e onde o verde está em evidência, designadamente através das plantas e das árvores próprias da Serra da Arrábida. No Jardim, destaca-se também o carácter desportivo do Alegro Setúbal, uma vez que existem aparelhos para fazer ginástica de manutenção, um campo desportivo relvado, uma parede de escalada, zonas para crianças e, ainda, recantos para descansar das jornadas desportivas.
O novo centro comercial de Setúbal pretende quebrar aquela que é a relação-tipo entre a população e estes estabelecimentos comerciais e fazer parte do dia-a-dia da população sadina. Foi com este objetivo, que o Alegro Setúbal durante os 14 meses que antecederam à inauguração, desenvolveu o projeto “Arte em toda a parte”, juntando graffiters, designers, fotógrafos e outros artistas locais e nacionais em prol de um objetivo comum: espalhar arte por todos os cantos de Setúbal. As 11 intervenções artísticas, realizadas no âmbito do Arte em toda a parte”, podem agora ser observadas no Alegro Setúbal, nomeadamente o Blsnau, um golfinho de cinco metros, construído com resíduos (tampas de garrafa, plásticos, etc.), recolhidos no Portinho da Arrábida e na Doca dos Pescadores.
E, é com esse objetivo em mente, que o Alegro, a partir do dia 22 de novembro, vai instalar uma ilha de natal muito “N’ICE” que promete levar os mais pequenos a viajar, gratuitamente, pelo divertido mundo do gelo.
No próximo mês, os adultos que se querem aventurar no mundo da costura podem aprender o B-A-BA desta “arte” no Workshop Cultura Alegro, estes workshops decorrem de dois em dois meses e visam “proporcionar uma experiência inicial em diferentes temáticas”.
Para além destas iniciativas, o Alegro disponibiliza, gratuitamente, todos os sábados – mediante inscrição prévia – o serviço My Style, um serviço de consultoria de imagem que tem como objetivo “aconselhar e acompanhar o processo de escolha de peças de roupa”. E, a partir de dezembro, o Clube Mamãs, Papás e Bebés que pretende esclarecer todas as dúvidas relacionadas com a maternidade.
“Para o Jumbo de Setúbal não é um renascimento, mas a continuação de uma relação com a região”
Com a construção do Alegro Setúbal, o Jumbo de Setúbal – presente na cidade sadina desde 1972, ainda como Pão de Açúcar – foi totalmente remodelado e modernizado a pensar no bem-estar, conforto e necessidades dos clientes.
Américo Ribeiro, Diretor-geral da Auchan, afirmou que “o Alegro Setúbal é o grande centro da região sul de Lisboa”, sublinhando que é também “a concretização de um sonho antigo dos setubalenses, mas também do grupo Auchan”, um sonho que “não foi fácil de concretizar”, designadamente “porque as obras ocorreram com o Jumbo a funcionar e sem fechar um único dia”.
“Para o Jumbo de Setúbal não é um renascimento, mas a continuação de uma relação com a região, a cereja em cima do bolo”, acentuou.
A partir de agora, os clientes podem usufruir de vários serviços, nomeadamente a BOX, incorporada no Hipermercado; a Ótica Jumbo, que reúne técnicos especializados e uma oferta alargada neste segmento; o Avulso, onde cada cliente pode comprar produtos à sua medida, ou seja adaptados às suas reais necessidades e sem desperdícios e o Drive, onde os cientes podem efetuar as suas compras online e receber as mesmas diretamente na sua viatura numa zona assinalada junto ao hipermercado.
Hoje, dia de abertura ao público, e para assinalar a data e a época festiva, o Jumbo promove um conjunto de iniciativas a pensar nos seus clientes: oferta de café na entrada de loja; magusto com castanhas assadas e Jeropiga; degustação de vinhos, pão e enchidos regionais; rastreios de higiene oral e, ainda, promoções em brinquedos, decorações de Natal, perfumes e chocolates, entre outros artigos.
De acordo com António Milheiras, Diretor do Jumbo de Setúbal, “o Jumbo acompanhou os setubalenses ao longo dos anos e hoje em dia apresenta uma complementaridade de produtos e serviços que respondem, adequadamente, às necessidades dos consumidores da região, oferecendo um espaço comercial e atrativo”.