A 22 de Abril, Dia da Terra, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, os 197 representantes de Estado com assento na ONU assinarão formalmente o Acordo Climático de Paris, aprovado na COP21, no passado mês de Dezembro. Neste mesmo dia, Almada assinala esta importante data com a realização da Conferência ‘Roteiro Local para as Alterações Climáticas: o Acordo de Paris na Ação Local’.
O objetivo desta Conferência, que acontece entre as 9h30 e as 13h30, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental na Costa da Caparica (CMIA), é divulgar e partilhar com outros municípios, universidades, instituições públicas e empresas, os resultados da COP21 e a forma como o Acordo Climático de Paris se poderá refletir na intervenção local no domínio das alterações climáticas.
Um dos destaques do evento será a apresentação da PLAC, Plataforma Local Almada Clima, um dos contributos de Almada para alcançar a ambiciosa meta assinada pelas cidades presentes na COP21: reduzir em 80% as emissões de gases com efeito estufa, até 2050.
Entre os conferencistas confirmados destaca-se Claire Roumet, Diretora Executiva da Energy Cities e Jean-François Blarel, Embaixador de França em Portugal.
O que é a PLAC, Plataforma Local Almada Clima
A PLAC é uma plataforma inovadora que congrega um conjunto de atores locais, que tomam medidas concretas para, à sua escala, reduzirem as emissões de gases com efeito de estufa. É também um fórum de debate e partilha sobre este tema, que se espera, seja um importante contributo para a descarbonização das atividades desenvolvidas em Almada e para o esforço global de combate às alterações climáticas.
Parceiros da PLAC
A PLAC está aberta à adesão de três tipos de parceiros, entre entidades públicas e privadas, empresas e outros elementos da sociedade civil:
– Membros: através de ações concretas, procuram reduzir as emissões no âmbito das suas atividades;
– Conselheiros: entidades com intervenção relevante no domínio da energia, clima, ambiente e sustentabilidade, que se comprometem em dar aconselhamento técnico e divulgar a PLAC;
– Embaixadores: pela sua notoriedade pública são o rosto da PLAC, contribuindo para a sua divulgação e promoção, e constituindo-se como um exemplo positivo para a comunidade local no combate às alterações climáticas.
Programa completo da conferência.
22 de Abril – 09h30 |13h30
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica
Local
Rua Catarina Eufémia, Costa de Caparica
Telf: 21 290 93 30
Coordenadas GPS: 38º 38′ 50.16” N | 9º 14′ 26.99” O