Marchas populares, folclore, cante alentejano, concursos de montras e de quadras são algumas das iniciativas que integram o programa das Festas de Almada 2016, que decorrem nos meses de junho e julho, em todo o concelho.

De 3 a 30 de junho, os tradicionais arraiais populares regressam ao concelho, com música, baile e muita animação.

Na tarde de 23 de junho, pelas 18h, a secular procissão de S. João Baptista, santo padroeiro da cidade de Almada, parte da Igreja de S. Tiago em direção à Capela da Ramalha, onde pernoita. No dia 24, também pelas 18h, a imagem de S. João Baptista faz o caminho de regresso pelas ruas de Almada até à Igreja de S. Tiago.

 

Marchas Populares 

A noite de 23 de junho é de marchas populares. O tradicional desfile acontece a partir das 22h, na Av. Aliança Povo MFA, em Cacilhas, com propostas a concurso das 10 comissões/associações. O final do desfile é marcado por um espetáculo de fogo-de-artifício junto ao Tejo.

A grande final das Marchas Populares está marcada para o Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, a 2 de julho.

Também a comunidade educativa do concelho apresenta as suas marchas populares, na manhã de 7 de junho, na Praça da Liberdade, no centro da cidade.

 

Concurso de Quadras 

O Concurso de Quadras Populares, uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada e a SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada, tem como objetivo distinguir as melhores quadras alusivas às festividades de S. João. A entrega de quadras pode ser feita entre os dias 6 e 23 de junho, em vários locais do concelho. Há prémios para os primeiros três classificados.

 

XXV Concurso de Montras de Almada

As vitrinas do comércio tradicional de Almada vestem-se a rigor para mais um Concurso de Montras, promovido pela Câmara Municipal de Almada em parceria com a Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, com o apoio das Uniões e Juntas de Freguesia do concelho. O concurso, cujas votações decorrem entre 13 e 25 de junho, tem como objetivo estimular a atividade comercial no concelho. As votações estão ainda abertas à população em www.m-almada.pt.

A entrega de Prémios deste concurso vai fazer-se a 8 de julho, na iniciativa “Almada de Portas Abertas”, que leva à envolvente ao mercado de Almada muita música, gastronomia e moda.

 

29.º Encontro de Cantares Alentejanos

 

O exterior do Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó, é palco do 29.º Encontro de Cantares Alentejanos do concelho de Almada, que irá decorrer no dia 11 de junho, pelas 20h30. Organizado pela Associação Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó, o encontro irá contar com a presença de vários grupos convidados.

 

Festival Nacional de Folclore

 

A tradição e a cultura popular regressam a Almada com o Festival Nacional de Folclore que acontece no dia 18 de junho, pelas 21h, no exterior do Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”. A iniciativa é organizada pela Associação Cultural do Rancho Folclórico de Vale Flores.

 

Festa da Casa da Cerca

Dia 18 de junho há festa na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada, com música, yoga, oficinas e um mercado com comida de rua, flores, fruta, moda ou artesanato. A inspiração é a palavra de ordem da Festa da Casa da Cerca que propõe um dia muito animado para toda a família.

 

No Solar dos Zagallos

Migrações – Almada, Terra de Todos! é o tema da Festa no Solar que decorre no dia 25 de junho que procura contar histórias das gentes da Sobreda e de Almada, cuja cultura resulta de uma fusão de culturas e de costumes. Ao longo do dia, propõem-se oficinas, espetáculos de música e dança, exposições, jogos tradicionais, atuações de bandas filarmónicas e de escolas de música e apresentações de grupos etnográficos para todos os públicos.

Partilhe esta notícia