A Ambiente

“Maletas da Sustentabilidade”

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

ENA vê aprovado mais um projeto para a região da Arrábida.

No âmbito da candidatura ao Fundo Ambiental, plataforma de investimento no apoio de políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, enquadrado na Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA 2020), a ENA viu aprovado o projecto “Maletas da Sustentabilidade”.


A sustentabilidade deixou de ser uma opção e passou a ser uma prioridade. A educação para a sustentabilidade é, neste sentido, uma importante estratégia na formação de cidadãos conscientes e ativos na proteção do capital natural, sendo a população escolar um grupo-alvo de especial importância.


O projeto “Maletas da Sustentabilidade”, pretende desenvolver e implementar um conjunto de ferramentas (físicas e virtuais), dirigidas à população escolar (pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos), que permitirão, às escolas-alvo do projeto trabalhar temáticas relevantes no atual contexto da sustentabilidade, dotando professores e alunos de conhecimento e competências necessárias à transição para um estilo de vida sustentável com benefícios económicos, sociais e ambientais para a comunidade. Este projeto, numa fase inicial, destina-se às escolas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, que se encontram ligadas através de um património natural que lhes é comum - a Serra da Arrábida.


De acordo com dados de 2015, o universo de intervenção ao longo da duração do projeto, nos Municípios da ENA, apresenta um total de 129 estabelecimentos de ensino, com um total de 25 570 alunos. Deste universo, propõe-se trabalhar diretamente com 60 estabelecimentos de ensino (cerca de 47%), envolvendo cerca de 12 000 alunos.


Tendo como referência a prossecução dos três pilares da política ambiental (ENEA 2020): Descarbonizar a Sociedade, Tornar a Economia Circular e Valorizar o Território, propõe-se o desenvolvimento de três maletas pedagógicas, com os seguintes títulos e temas e eixo temático: Maleta pedagógica “Pegada de Carbono”: Eficiência energética, mobilidade sustentável, o clima e as alterações climáticas (Eixo temático “Descarbonizar a Sociedade”).

Maleta pedagógica “Desperdício Zero”: Consumo sustentável, economia verde, uso eficiente de recursos, ciclo de vida dos materiais e a valorização dos resíduos (Eixo temático “Tornar a Economia Circular”). Na maleta pedagógica “Arrábida Serra e Mar”: Oceanos, a defesa do litoral, a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas e o património natural (Eixo temático “Valorizar o Território”).


Através da organização de iniciativas de disseminação do projeto e dos seus produtos, o número de escolas e alunos envolvidos aumentará, uma vez que, para além das Autarquias de Palmela, Setúbal e Sesimbra, será envolvida a RNAE, Rede Nacional de Agências de Energia, na disseminação do conceito, conteúdos e ferramentas pedagógicas, permitindo envolver as comunidades educativas dos Municípios representados pelas suas agências associadas.

 

Fonte: ENA

blog comments powered by DISQUS back to top

Email:

geral@www.distritonline.pt / publicidade@www.distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom

Social Link