“O papel da gestão agroflorestal na prevenção e recuperação pós-fogo em montados”
23 de Novembro 2017
Cine-teatro Grandolense, Grândola
e
Aldeia de Azinheira de Barros
No Verão deste ano, o Concelho de Grândola foi atingido por um fogo de grandes dimensões que alastrou por mais de 2300 hectares. Cerca de dois terços desta área abrangeu montado de sobro/azinho e pastagens naturais com árvores dispersas (sobreiro e azinheira) ( valores avançados pela ANSUB - Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado).
Alguns dos produtores afectados por este incêndio têm considerado relevante a disseminação de informação sobre as boas práticas a adoptar após este tipo de evento no caso do montado de sobro e azinho, com o objectivo de uma mais rápida recuperação do potencial produtivo destas áreas.
Respondendo a este pedido vai decorrer no próximo dia 23 de Novembro, em Grândola, o Workshop “O papel da gestão agroflorestal na prevenção e recuperação pós-fogo em montados”. O evento insere-se no ciclo “Da investigação à aplicação” promovido pelo CEF – Centro de Estudos Florestais do ISA, desta vez em colaboração com o projecto AFINET e com a ANSUB. Durante a manhã decorrerão as apresentações de vários especialistas desta área no Cine-teatro Grandolense. À tarde será feita uma visita a área de montado ardida no último Verão na zona da Aldeia de Azinheira de Barros.
Fonte: CEF