Montijo foi o local escolhido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) para o lançamento do seu Roteiro de Equipamentos Culturais, no dia 12 de Junho, no auditório da Galeria Municipal.
A cerimónia contou com o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, que considerou que o Roteiro “tem o mérito de dar visibilidade à oferta cultural instalada que resulta em grande parte do esforço do poder local democrático nos últimos 40 anos”.
O presidente Nuno Canta relembrou que a Câmara Municipal do Montijo, ao longo dos anos, “tem vindo a recuperar, a classificar e a disponibilizar à população os equipamentos culturais do concelho, procurando dinamizá-los através da promoção de visitas guiadas e da cedência à comunidade para realização de iniciativas”.
“Estamos conscientes que o desenvolvimento cultural pressupõe a concretização de objetivos de democratização cultural que facilitem o acesso aos bens culturais e que aproximem os cidadãos da cultura”, acrescentou o autarca.
Rui Garcia, presidente do Conselho Diretivo da AMRS, também esteve presente na cerimónia, tendo realçado que o Roteiro é “um pequeno retrato do trabalho fenomenal e da importância determinante que o poder local tem na transformação da nossa sociedade e das nossas vidas”.
O Roteiro de Equipamentos Culturais é uma edição da AMRS, no âmbito das suas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, que dá a conhecer a oferta de espaços culturais e de divulgação artística existentes nos municípios da AMRS, procurando evidenciar o papel ativo e determinante dos municípios enquanto agentes culturais.
Fonte: CMMontijo