Os Jogos do Sado estão de regresso, entre abril e outubro, com a 16.ª edição do programa promovido pela Câmara Municipal de Setúbal a dinamizar mais de duas dezenas de eventos com enfoque na náutica e no desporto de natureza.

Os Jogos do Sado constituem “um vetor de conciliação entre o gosto pela prática desportiva e o saudável espírito desportivo”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, esta manhã, na Casa da Baía, em conferência de imprensa de apresentação do evento.

Mais do que a prática física, a autarca frisou que os Jogos são um “importante fator de desenvolvimento desportivo do concelho” e que, ao enquadrarem múltiplas funções nas esferas da educação, cultura, economia e turismo, contribuem, globalmente, para a “qualificação dos hábitos de vida dos munícipes”.

Neste sentido, vincou, um dos objetivos centrais dos Jogos do Sado consiste no “aumento da participação dos munícipes e de público”, em simultâneo com “o reforço da estratégia de organização conjunta entre Câmara Municipal, juntas de freguesia e associações desportivas locais”.

Os Jogos do Sado, dinamizados em parceria com o movimento associativo e com o patrocínio da empresa Águas do Sado, decorrem, nesta 16.ª edição, entre abril e outubro, com um calendário que engloba mais de duas dezenas de iniciativas que dão primazia aos desportos de ar livre. 

O rio Sado e a Serra da Arrábida “são os equipamentos de excelência dos 16.os Jogos do Sado”, enfatizou o vereador do Desporto, Pedro Pina, ao adiantar que esta edição, “reconfigurada, recentra as atividades na náutica e no desporto de natureza”.

“concentração das atividades desportivas entre abril e maio”, apontou o vereador, permite “dar maior visibilidade ao evento”, que, este ano, conta com uma oferta mais qualificada. “Apostámos na qualidade e não na quantidade, até porque, há atividades que valem por si próprias e que não fazem sentido estar ligadas ao Jogos do Sado.”

Uma das apostas fortes são as atividades náuticas. “Há uma relação identitária de Setúbal com o rio”, sublinhou Pedro Pina, ao reforçar que a cidade “tem condições ímpares para fomentar e desenvolver iniciativas naquele que é um dos principais equipamentos desportivos, o Sado”.

O calendário desportivo dos 16.os Jogos do Sado arrancou no início deste mês, com a primeira atividade a realizar-se entre os dias 1 e 4, direcionada para a promoção escolar de atividades náuticas e de montanha. Ainda em abril, a 28, realiza-se o Trail Vale de Barris Jogos do Sado.

Em maio, nos dias 2, 8 e 9, há percursos pedestres escolares pela Serra de São Paulo, a 18 a Regata de Vela de Cruzeiro Jogos do Sado e o Campeonato Nacional Pescola e Parapesca, a 19 o Concurso de Pesca em Kayak e o Alpertuche Nautic Tour, e a 25 e a 26 o Torneio de Voleibol de Praia.

Em junho, logo no dia 1, realiza-se a Marcha dos Três Castelos, nos dias 1 e 2 o Raid Biscasco Sadocat e a 8 o Open Challenge de natação em águas abertas.

O programa desportivo continua em julho com a Marginal do Rio Azul, a 5, o Arrábida Swim Challenge, a 21, e o Campeonato Nacional de Remo de Mar/Volta à Anicha, a 28.

Em setembro, os Jogos do Sado incluem, a 15, a Regata de Banheiras e Insólitos, a Travessia do Sado a Nado, a 21, a Descida do Rio Sado, a 22, e o Duatlo Cidade de Setúbal, a 29.

Os 16.os Jogos do Sado terminam em outubro com duas iniciativas, a primeira, no dia 13, com o Setúbal Bike Tour e, a segunda, a 19, com o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar.

“Os Jogos do Sado vão ao encontro daquela que é a estratégia da Câmara Municipal de Setúbal para o desporto, tido como um pilar fundamental para o desenvolvimento da cidade e da sociedade”, afirmou o vereador Pedro Pina.

Já Ana Oliveira, diretora-geral da empresa Águas do Sado, destacou a pertinência dos Jogos do Sado. “É um grande evento porque chega a muita gente.”

Além de uma nova imagem gráfica, inspirada nos programas Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 e Setúbal Inspira Desporto, os 16.os Jogos do Sado contam ainda, como novidades, com uma nova touca de natação e uma medalha.

Partilhe esta notícia