O vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, apresentou ontem, em sessão de Câmara, uma proposta para a redução do Imposto Municipal de Imóveis (IMI) para o concelho a aplicar em 2019, que foi aprovada por unanimidade.
“Estamos a conseguir, de um modo progressivo, baixar a carga fiscal dos barreirenses. Esta é uma luta que travamos há anos. Já vimos propostas rejeitadas, que apresentámos ao longo dos últimos mandatos, mas nunca baixámos os braços”, sublinha.
O objetivo de baixar os impostos municipais tem sido uma bandeira do PSD, há quase uma década. “Esta pressão pública e política já tinha dado frutos, aquando da última redução do IMI, para 0,39%, no anterior mandato”, recorda.
“Queremos que os barreirenses tenham um valor a pagar pelos seus imóveis, que seja enquadrado na média nacional, sendo que esse valor é de 0,35%”, aponta.
Contudo, ainda falta algum caminho a percorrer até chegar a esse número. Mas, Bruno Vitorino diz que a redução que fixa a taxa nos 0,38%, é um sinal que é dado aos proprietários dos imóveis no concelho e que não põe em causa a sustentabilidade do município.
“Esta nova taxa foi alcançada através de um processo negocial, com o presidente da Câmara, permitindo que se dê um passo importante no sentido de aliviar a carga fiscal dos munícipes”, acrescenta.
O social-democrata confessa estar muito satisfeito por ver uma “luta de anos” a ter efeito e por estar a cumprir os objetivos com que se comprometeu.