O Esteiro da Elisa, em Sarilhos Pequenos, na Moita, volta amanhã, dia 9 de agosto, a ser visitado, 40 anos depois, por embarcações de médio e grande porte a propósito das comemorações do aniversário da associação Sarilhense.
As comemorações, que de acordo com a organização pretendem “assinalar os 27 anos de trabalho da ANS em prol da conservação e valorização do património marítimo-fluvial do Estuário do Tejo, assim como na dinamização do desporto náutica e na defesa do património ambiental”, começam a partir das 14h30, com a realização de uma regata de embarcações tradicionais do estuário do Tejo, designadamente catraios e canoas.
A ANS espera “uma boa participação de embarcações provenientes dos vários municípios ribeirinhos”. Até à data estão confirmadas as participações institucionais da Canoa “Esperança”, da Câmara Municipal de Lisboa, a Canoa “Deolinda Maria”, propriedade da Câmara Municipal do Montijo e o Varino “Pestarola”, da Câmara Municipal do Barreiro.
A regata será dividida pelas seguintes classes: Catraios até 5,5m; Catraios de 5,5m até 6,5m; Canoas de 6,5m até 7,5m; Canoas com mais de 7,5m.
No dia 10 de agosto, a partir das 15h, ainda no âmbito das comemorações do aniversário da associação naval, irá realizar-se uma Sessão Solene, na qual estarão presentes o vereador da CM Moita, João Romba, o presidente da Junta da União de Freguesias Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, Miguel Carregosa e o Tenente Imaginário César, da Delegação Marítima do Barreiro da Capitania do Porto de Lisboa. Durante a tarde do próximo domingo, os Varinos “O Boa Viagem”, da Câmara Municipal da Moita, e o “Pestarola”, da Câmara Municipal do Barreiro, devidamente engalanados, marcarão presença junto às instalações da ANS.