Foi aprovado, por unanimidade, o projeto de execução da Instalação Simplificada de Atletismo no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, na reunião da Câmara Municipal da Moita, realizada a 26 de maio.

O projeto visa construir, no Parque José Afonso, uma série de valências desportivas que vão permitir a realização de treinos de todas as provas de velocidade e barreiras até aos 110m barreiras, saltos horizontais, salto em altura e lançamento do peso.

Esta instalação para atletismo terá seis corredores de 130m, setor de salto em altura, setor de lançamento do peso (que permite realizar competições), setor para treino de lançamento do disco e martelo (limitado a lançamentos até 65m), setor para salto em comprimento e triplo salto com duas caixas e um corredor de balanço.

A Instalação Simplificada de Atletismo no Parque José Afonso será totalmente vedada e terá fornecimento de água da rede e iluminação com intensidade adequada para a realização de treinos noturnos.

Medidas extraordinárias no âmbito da COVID-19

Foi também aprovada, por unanimidade, a isenção do pagamento de taxas a diversos estabelecimentos do concelho da Moita, designadamente bares nos mercados municipais da Moita e Zona Norte e no Parque da Zona Ribeirinha da Baixa da Banheira, lojas exteriores arrendadas no mercado do Vale da Amoreira e vendedores de flores nos cemitérios. Esta isenção de taxas visa fazer face às dificuldades económicas e financeiras das famílias, empresas e comerciantes e incentivar a revitalização da economia. 

Parque de Diversões da Moita

Na mesma reunião, a Câmara aprovou, por maioria, a realização do “Parque de Diversões da Moita” e a cedência do espaço do mercado de levante da Moita aos empresários do setor das festas, feiras e romarias, de 28 de maio a 20 de junho de 2021. Esta iniciativa terá funcionamento diário, respeitando as normas municipais em termos de horários e nível de ruído, bem como as normas definidas pela Direção Geral de Saúde relativamente à prevenção da COVID-19.

De referir que o setor das feiras e diversões mecânicas foi um dos mais afetados pela pandemia, pelo que a autarquia, ao permitir a realização do “Parque de Diversões”, tem como objetivo apoiar a retoma deste setor. Esta deliberação teve ainda em conta o alívio das medidas restritivas e o facto de se tratar de uma atividade ao ar livre, num espaço vedado e com condições de controlo de entradas.