No dia 16 de maio, pelas 16h, o Teatro do Mar sobe ao palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, com o espetáculo “A Lenda do Menino da Gralha (ou a História do Menino que Vivia no Meio do Mar e Queria Ter Asas…)”, dirigido a toda a família (crianças maiores de 4 anos).

 

Sinopse:

O Teatro do Mar, dando prossecução ao seu projeto de resgatar elementos da identidade cultural da região de Sines, e desenvolvendo uma dramaturgia inspirada na história, mitos e contos tradicionais desta região, baseou-se numa lenda da freguesia de Porto Covo, em concreto da Ilha do Pessegueiro – “A Lenda do Menino da Gralha” – para criar o seu espetáculo, recuperando assim, para as novas gerações, parte do património imaterial do concelho.

A lenda e os factos históricos associados são reinventados de uma forma fictícia e poética, dando origem à criação de um texto dramatúrgico original, da autoria de Julieta Aurora Santos, o que vem enriquecer o património artístico da Companhia e da região.

A história é narrada por uma personagem onírica, a Maresia, uma figura central que suspende na cintura da sua extensíssima saia de mar, uma ilha. É o espírito daquele mar, como testemunha de todos os acontecimentos, quem nos conta as aventuras do menino e da sua amiga gralha, na Ilha do Pessegueiro. Uma história sobre o desejo de liberdade e paz num mundo que tende a desaparecer. As ruínas do fortim e a ameaça real de submersão da ilha surgem como elementos simbólicos de uma memória que se pretende recuperar e perpetuar.

O preço dos bilhetes é de 1,84 euros para menores de 12 anos e de 3,05 euros para maiores de 12 anos.

Partilhe esta notícia