No âmbito da iniciativa “Histórias Vividas e Contadas do 25 de Abril”, promovida pelo Município do Barreiro, António Couceiro Machado, ex-professor universitário, com recurso a uma linguagem simples, contou como aconteceu a Revolução do 25 de Abril, aos alunos do 4º ano, da Escola Básica de Santo António da Charneca.

Começou por caraterizar o período que antecedeu a Revolução. “Portugal era um Estado controlado, com grande vigilância da polícia política”.

Explicou que os militares estavam saturados de uma guerra colonial que durava há 13 anos e quiseram a mudança.

Ao som de “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, e com recurso a vídeo, os alunos aprenderem que esta foi a “senha”, emitida pelo Rádio Clube Português, para os militares saírem dos quarteis e rumarem a Lisboa.   

Explicou os vários momentos da Revolução e o importante papel de Salgueiro Maia, primeiro no Largo do Carmo e depois no Terreiro do Paço.

Sublinhou a importância dos valores da Liberdade e da Democracia, só possíveis após a Revolução.

Ao longo da “aula” mostrou diversas fotos de personalidades portuguesas protagonistas da Revolução e da História de Portugal: Salgueiro Maia, Américo Tomás, Marcello Caetano, General Spínola, António de Oliveira Salazar, Mário Soares, Otelo Saraiva de Carvalho, António Ramalho Eanes e Francisco Sá Carneiro.    

Esta foi a primeira História de um conjunto de seis orientadas por Risete Dias, Sousa Pereira, João Raio, José Encarnação e José Caetano. Até 29 de abril, irão partilhar, com alunos do 4º ano, das escolas do 1º ciclo do Concelho as suas vivências, durante o período anterior ao 25 de Abril e a própria Revolução de Abril, de forma a sensibilizá-los para a sua importância, enquanto momento mais marcante da História contemporânea de Portugal.

Fonte/Fotos:CMB