A Câmara Municipal do Barreiro preparou um conjunto de iniciativas para assinalar o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial, homenageando ainda as dezenas de barreirenses que participaram neste conflito.

Bruno Vitorino, vereador responsável pelas celebrações que evocam esta data, recorda que o Barreiro, “através de dezenas de homens que aqui nasceram ou que escolheram a nossa cidade para viver, fez parte desse mesmo conflito”.

Estima-se que tenham sido mais de noventa barreirenses, aqueles que lutaram nas trincheiras.

“São estes homens que pretendemos homenagear nas iniciativas que realizaremos e no memorial erigido no centro da nossa cidade. Homenagear os homens, honrar a sua memória e os seus descendentes foi aquilo a que a Câmara Municipal do Barreiro se propôs e que levou a cabo com a ajuda fundamental de uma Comissão Organizadora das celebrações composta por Jaime Palma, Luís Alcântara, Comandante Rocha e Abreu, João Saraiva e Pedro Pereira, a quem muito agradecemos e cuja importância assinalamos”, acrescenta.

Para a próxima semana, estão programadas várias iniciativas. No dia 06 de novembro, vai ser transmitido o filme “Soldado Milhões” nos cinemas do Fórum Barreiro, pelas 21h, mediante levantamento de convite gratuito na Câmara Municipal do Barreiro (gabinete do vereador Bruno Vitorino) e troca do mesmo por bilhete do cinema no dia.
Dia 08 de novembro vai realizar-se o colóquio “O Barreiro na Primeira Guerra Mundial”, às 21 horas, na Associação dos Fuzileiros.
No âmbito destas comemorações, irá ainda decorrer uma mostra histórica e será inaugurado um memorial aos combatentes barreirenses.
Fonte:CMBarreiro
Partilhe esta notícia