O Município do Barreiro integra a Urban Water Agenda (UWA) 2030, juntamente com um vasto número de cidades europeias. Em Portugal, além do Barreiro, Lisboa, Porto e Penafiel assinaram a “Declaração do Porto”, da Agenda Urbana da Água 2030 (http://urbanwateragenda2030.eu/declaration/), compromisso internacional que visa a implementação de políticas de gestão sustentável da água.

Numerosas cidades da Europa podem demonstrar as melhores práticas na gestão de águas urbanas – seja para tratar da poluição da água ou da eficiência da água, escassez de água ou inundações ou qualquer outra preocupação relacionada ao estado dos recursos hídricos dentro e fora das fronteiras municipais. Mas como podemos garantir que as práticas mais promissoras e inovadoras na gestão de águas urbanas sejam bem compreendidas e replicadas onde são mais necessárias? Proporcionar uma plataforma para o diálogo e o intercâmbio sobre problemas e soluções é apenas uma das várias características da recém-emergente Agenda Urbana da Água em 2030.

Fonte: http://urbanwateragenda2030.eu/declaration/

E o projeto InfraStress

A Autarquia participa, igualmente, no projeto europeu InfraStress, que visa o aumento da capacidade de resiliência de instalações industriais e infraestruturas sensíveis expostos a ameaças ciber-físicas, financiado pelo Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação Horizonte 2020.

O Barreiro integra um consórcio de 27 parceiros, entre universidades, institutos de investigação e entidades públicas e privadas, de 11 países pertencentes à União Europeia.

Neste projeto, com a duração prevista de dois anos, que arrancou a 5 de junho último, com uma reunião de “lançamento” em Roma, o Município receberá cerca de 134.000,00 euros de budget pela participação.

O sistema de abastecimento de água do Concelho do Barreiro apresenta-se como um parceiro do consórcio e um end user, juntamente com a empresa SGL Carbon, também, do Concelho do Barreiro, o porto de Koper (Eslovénia), Petrol (Eslovénia), De Puy (Irlanda), Attilio Carmagnani (Itália) e Motor Oil (Grécia).

+INFO: https://www.infrastress.eu/

Partilhe esta notícia