O Barreiro vai participar no Dia Europeu do Espectador promovido pela Artemrede, entidade que visa a cooperação cultural, e que, pelo segundo ano consecutivo, participa no “European Spectators Day”, uma organização do projeto europeu Be SpecACTive. No Barreiro, será a Biblioteca Municipal o palco deste Dia. “Interaja ao vivo e online com vários grupos de espectadores em várias cidades da europa” é o mote deste evento com entrada livre.

Inscrições online: www.bespectactive.eu/european-spectators-day-2018.

Grupo Facebook: www.facebook.com/groups/205804306491845.

 

«O Dia Europeu do Espectador é um evento presencial e online realizado em simultâneo em vários equipamentos culturais de diferentes cidades europeias. Em Portugal, as instituições participantes são a Biblioteca de Marvila (Lisboa), o Centro de Experimentação Artística (Moita), a Biblioteca Municipal do Barreiro e o Teatro-Cine de Pombal.

Dia 17 de novembro, às 17h, estes municípios associados da Artemrede vão reunir os seus grupos de Visionários (espectadores-programadores) para, em conjunto, discutirem as suas experiências enquanto público. O debate estende-se a outros espectadores europeus através de um grupo criado no facebook para o efeito, no qual experiências, fotografias e vídeos serão partilhados durante cerca de uma hora.

 

Esta edição do Dia Europeu do Espectador tem como pano de fundo o Ano Europeu do Património e algumas das questões em debate prendem-se com esse tema.

 

Visionários é uma iniciativa de desenvolvimento de públicos da Artemrede na qual espectadores assumem o papel de programadores de uma parte da oferta cultural do seu município, sob a coordenação de um mediador local. Lançada em 2017, a iniciativa culminou, já este ano, com vários grupos de espectadores a selecionarem uma parte dos títulos apresentados no âmbito do 2º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.»

Fonte: https://www.artemrede.pt/v3/pt/conteudos/noticias-artemrede/item/888-a-artemrede-no-dia-europeu-do-espectador.html

 

A Artemrede reúne, nesta altura, 15 municípios: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar.

 

Fonte:CMBarreiro

Partilhe esta notícia