A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo celebrou no dia 29 de janeiro o seu 108.º aniversário. As comemorações contaram com a presença, entre outros convidados, do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes e do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.
Depois da inauguração e bênção de duas viaturas adquiridas com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da STEC Raporal, S.A, teve lugar a sessão solene que contou com promoções e condecorações de bombeiros e sócios com mais de 50 anos de associados.
Na cerimónia, o Comandante do Corpo de Bombeiros do Montijo, Américo Moreira, deixou uma palavra de reconhecimento e agradecimento a todos os que apoiam a associação, particularmente à Câmara Municipal do Montijo, à União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro e à empresa Raporal STEC.
“Hoje os bombeiros do Montijo são reconhecidos pelo aumento de volume de serviço nas suas diversas missões e ainda pela sua participação em todas as missões atribuídas pela autoridade nacional de protecção civil”, afirmou o comandante.
Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, asseverou que a autarquia tem “cooperado continuamente com os órgãos sociais desta associação, explorando todos os caminhos que, dentro das circunstâncias, possam contribuir para que os bombeiros mantenham intacta a sua capacidade operacional”.
“Foi assim quando celebrámos um novo protocolo de cooperação, que aumentou substancialmente o apoio financeiro a esta associação, hoje no valor de 126 mil euros por ano, quando decidimos dar um apoio de 130 mil euros, para a manutenção e aquisição de viaturas de combate a incêndios. Foi assim, quando no final de 2016 celebrámos um acordo para a aquisição de uma nova ambulância, em modalidade de leasing, no valor global de 62 mil 465 euros” explicou o autarca.
O secretário de Estado da Administração Interna afirmou que “Montijo hoje está de festa por dois motivos, por a sua associação fazer 108 anos e por conseguir o que todos desejavam: o segundo aeroporto de Portugal. As minhas felicitações para o presidente da câmara, o seu trabalho já vem de há anos, (ainda me recordo de o ver lutar sozinho pelo aeroporto no Montijo), e à sua câmara, porque o Montijo vai sair mais reforçado, vai entrar de uma forma muito mais forte no panorama nacional”
Jorge Gomes afiançou que “a promoção de uma forte ligação entre as associações humanitárias e as forças vivas das suas comunidades é um factor fundamental não só de sustentabilidade das próprias associações, como para o aumento global da segurança. Estamos perante uma associação com uma câmara municipal que sabe reconhecer a sua importância e sabe determinar responsabilidades de protecção civil num corpo de bombeiros em que tem confiado”.
A Associação atribui a medalha de ouro ao Comandante Américo José da Silva Moreira, à Câmara Municipal do Montijo, à União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro e à empresa Raporal S.A. e distinguiu, ainda, diversas empresas e entidades do concelho, que têm apoiado a instituição.