O vereador do PSD, Bruno Vitorino, vai apresentar esta tarde, em sessão de Câmara, uma proposta para a criação do Balcão do Munícipe, em vários pontos do concelho do Barreiro, permitindo facilitar a vida aos cidadãos, mas também dar uma nova dinâmica aos mercados municipais.
O social-democrata considera que é necessário que se descomplique a relação entre a autarquia e o munícipe, de modo a evitar perdas de tempo em burocracias ou até mesmo de balcão em balcão.
“É fundamental que sejam criados mecanismos de boas práticas, bem como de criar tempos de resposta às queixas dos cidadãos”, refere.
O vereador do PSD pretende que seja elaborado um estudo para a criação do Balcão do Munícipe nos mercados municipais, “onde os cidadãos possam tratar de todos os assuntos municipais, num único local e de uma só vez, evitando deslocações desnecessárias a diferentes sítios dispersos pelo concelho, a exemplo aliás, do Balcão Único existente nos Paços do Concelho”.
Para isso, é proposto que estes balcões possam ser feitos em cada mercado municipal (1º Maio; Lavradio; Santo André; Nicola e Coina) do concelho.
Bruno Vitorino sublinha que os serviços autárquicos ficariam “mais próximos, mais rápidos, mais eficazes”, para além de que estes balcões funcionariam também como “lojas-âncora”, dinamizando os próprios mercados municipais, levando aos mesmos uma maior afluência de munícipes, também eles potenciais clientes não só dos respetivos mercados, mas também do comércio das zonas envolventes.
“Esta medida não implicará um aumento de custos para a autarquia, uma vez que serão utilizados espaços que são propriedade da Câmara Municipal e em relação aos recursos humanos a afetar e a formar para esta nova funcionalidade, ocorrerá no contexto de reorganização dos serviços”, explica.
Recorde-se que esta é uma medida que foi defendida pelo PSD nas últimas eleições autárquicas e que agora é proposta em sessão de Câmara.