O programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, que leva a Autarquia setubalense a percorrer o concelho para identificação das necessidades mais urgentes, decorre em julho e setembro na União das Freguesias de Setúbal.
Executivo, corpo técnico da edilidade e população local realizam visitas, reuniões de trabalho e atendimentos personalizados, a partir de 9 de julho, no território resultante da junção das freguesias da Anunciada, de Santa Maria e de S. Julião, depois de, entre abril e junho, ter sido percorrida a freguesia de S. Sebastião
No terreno, em visitas a arruamentos e urbanizações, a equipa camarária observa e analisa, minuciosamente, situações que carecem de resolução, nomeadamente em questões relacionadas com a rede viária, estacionamento, trânsito, bem como saneamento, áreas verdes e espaços públicos.
A iniciativa, na União das Freguesias de Setúbal até 29 de setembro, com intervalo em agosto, envolve deslocações e reuniões de trabalho em escolas, coletividades, empresas e instituições de diversas áreas, com o objetivo de recolher contributos e de fazer um ponto de situação sobre projetos em curso e necessidades para a sua concretização.
O “Ouvir a População, Construir o Futuro”, atualmente no segundo ciclo, inclui ainda, em cada freguesia, atendimentos públicos à população, em sessões personalizadas dirigidas pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.
Este programa municipal sem precedentes em Portugal, que aproxima, como nunca, a população da gestão autárquica, permite resolver os problemas mais urgentes de cada freguesia com rapidez e eficácia, no âmbito de um levantamento exaustivo que identifica as principais necessidades dos munícipes.
Esta metodologia, adotada no âmbito da filosofia de município participado, transversal a todo o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal, apura com precisão o que, em cada freguesia, cada bairro, cada rua, pode ser feito em prol da qualidade de vida das populações e da imagem urbana do concelho.
As visitas deste programa municipal iniciado em 2010 permitem ouvir os anseios dos cidadãos e dos autarcas locais, mas também dos comerciantes, do pequeno e grande empresário, dos dirigentes associativos e escolares, dos responsáveis de instituições diversas.
As três restantes freguesias do concelho, Azeitão, Sado e Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, são visitadas até ao final do ano.
Fonte: CMSetúbal