Piscinas Municipais em obras
A Câmara Municipal do Montijo está a proceder a obras nas Piscinas Municipais. Está a ser recuperada a cobertura e todos os elementos em betão armado do edifício, incluindo a substituição das telhas translúcidas em poliéster e as telhas de fibrocimento por materiais mais eficientes na poupança de energia.
A intervenção, no valor de 88 mil 350 euros, tem prazo de conclusão previsto para meados do mês de outubro e permitirá a beneficiação das Piscinas Municipais e a sua reabertura ao público em melhores condições.
As instalações das Piscinas Municipais datam de 1992. Ao longo dos anos têm sido alvo de obras de manutenção e beneficiação. A reabilitação das Piscinas Municipais é um dos projetos que a Câmara Municipal do Montijo candidatou ao próximo quadro de financiamento comunitário – Portugal 2020.
Câmara realiza obras na Quinta do Saldanha
Com o objetivo de manutenção e conservação do património municipal, a Câmara Municipal do Montijo está a realizar obras na Casa Senhorial da Quinta do Saldanha. A intervenção consiste na substituição da cobertura, que se encontrava danificada, e representa um investimento superior a 40 mil euros (mais IVA).
A nova cobertura vai permitir o reforço do isolamento térmico do edifício, dotando-o assim de melhores condições para o funcionamento dos serviços instalados neste local, nomeadamente a Universidade Sénior e o Centro Local de Aprendizagem do Montijo da Universidade Aberta.
A Quinta do Saldanha é um conjunto edificado no século XVI, com posteriores reconstruções. Instituído no século XVI, por Duarte da Gama, a propriedade era constituída por diversas construções destinadas ao uso agrícola, pela casa principal de dois pisos, um oratório onde se dizia missa, jardins com flores, horta, vinhas e pomar, salinas e um moinho de maré de quatro mós.
Com o terramoto de 1755 todo o conjunto se desmoronou, tendo sido alvo de uma profunda reconstrução, dando ao solar e à ermida as características que podemos observar nos nossos dias.
A Quinta do Saldanha é propriedade da Câmara Municipal do Montijo desde os anos 80 do século XX. Foi alvo de obras de requalificação, inauguradas em 2002, que permitiram a recuperação dos edifícios e contemplaram a criação de um jardim na zona envolvente.