A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) aprovou, na sua Reunião Ordinária Pública de 21 de outubro, a Rede Ciclável do Barreiro. «Considerando a importância que a conceptualização estratégica de uma rede Ciclável tem para a sua correta implementação, tendo em vista uma sociedade mais saudável, uma vivência urbana com qualidade e a necessidade de alinharmos práticas urbanas com necessidades prementes de redução das emissões de gases com efeito estufa, proponho que a Câmara Municipal, delibere a aprovação da “Rede Ciclável do Barreiro”», justifica a Deliberação.

 

O documento da Rede Ciclável do Barreiro (RCB) – que pode ser consultado no Sítio oficial da CMB na Internet – refere, ainda, «o alargado processo de discussão e participação e envolvimento de um conjunto de partes interessadas, nomeadamente: – as unidades orgânicas da Câmara Municipal do Barreiro com competências em áreas que podem influenciar, direta ou indiretamente, o processo de planeamento das potenciais ligações cicláveis, mediante a realização de reuniões de apresentação do projeto e de discussão; – as associações locais promotoras da utilização da bicicleta, através da realização de reuniões de apresentação do projeto e de discussão; – o Conselho Local de Mobilidade (CLM) do Barreiro, mediante a apresentação e discussão do projeto da RCB em reuniões ordinárias do CLM; – e a população em geral, através da realização de fóruns participativos, de um período de discussão pública no período de 24.04.2015 a 22.05.2015».

 

«Hoje as questões relacionadas com a qualidade de vida, novas tendências urbanas, a prática de hábitos saudáveis, a qualidade do ar e a redução do ruído, as emissões de gases com efeito de estufa, as alterações climáticas, estão na ordem do dia.

A mobilidade suave, particularmente a que é praticada de bicicleta, tem hoje um crescente número de aderentes, seja por desporto, lazer ou nos percursos casa-trabalho-casa ou casa-escola-casa.

A sua expetável massificação nas próximas décadas obrigará a uma reconfiguração das nossas cidades e hábitos quotidianos.

Todo este processo gradual de aprendizagem e concretização de novas dinâmicas da cidade, de deslocação devem ser acompanhados, estruturados e planeados para uma melhor transição e relação com os municípios vizinhos.

O Barreiro tem procurado estar na charneira da condução de documentos estratégicos de caráter nacional, regional, local e na promoção dos modos suaves:

– Rede Ciclável do Barreiro;

– Rede Ciclável Intermunicipal;

– Ciclo7 e Hub10;

– European Cycling Challenge 2015;

– Autocarros dos TCB “amigos das bicicletas”;

– Serviço de bicicletas do Posto de Turismo;

– Participação na elaboração de documentos estratégicos nacional de promoção dos modos suaves, enquanto representantes da Associação Nacional de Municípios:

  • CiclAndo – Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e Outros Modos Suaves,
  • da Carta da Mobilidade Ligeira,
  • da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária», descreve o texto.

 

Esta Deliberação e respetivo anexo podem ser consultados no linkhttp://www.cm-barreiro.pt/pages/438?folder_id=268