As encostas da serra da Arrábida, o som do mar, os reflexos da lua e das estrelas e os caminhos de terra batida, vão ser palco de mais uma caminhada noturna que contém uma vertente de recitação de poesia de temática erótica, satírica e burlesca, na noite de 13 de setembro, às 21h.
Durante os 9km do percurso, que serão percorridos durante cerca de 3 horas, serão ouvidos poemas de diversos autores, nomeadamente de Manuel Maria Barbosa du Bocage, Ary dos Santos, António Botto, Ricardo Reis, Manuela Amaral, Maria Teresa Horta, Jorge de Senna, António Gedeão, Bruna Lombardi, Augusto dos Anjos, Florbela Espanca, António Aleixo, Artur Ferreira.
Esta iniciativa, que vem na sequência de outras caminhadas realizadas desde agosto de 2004, é promovida pela Organização Sistemas de Ar Livre, uma empresa de animação turística e turismo de natureza.
Os participantes devem concentrar-se às 21h no parque de estacionamento do Parque de Merendas da Comenda, com botas ou sapatos fechados e resistentes e agasalho forte. A organização apela ainda que cada participante transporte consigo lanternas, água e comida.
Os interessados devem fazer uma inscrição prévia em: http://www.sal.pt/m1_agenda_passeios/pp_saluar_baia_de_prata_e_ouro.shtml. A inscrição tem um custo de 10€ por pessoa (caso o pagamento seja confirmado até ao dia 12 de setembro às 18h) ou 15€ por pessoa (se o pagamento for realizado a partir das 18h do último dia útil anterior até ao inicio da atividade).
Esta caminhada, devido aos conteúdos abordados, não é aconselhável a menores de idade.