A música coral, com forte tónica no cante alentejano, levou ontem ao final da tarde dezenas de setubalenses à Câmara Municipal para ouvir cantar as janeiras, em Dia de Reis.
À hora marcada, vozes, guitarras e cavaquinhos prometiam aquecer o final de tarde. Os primeiros a atuar na escadaria dos Paços do Concelho foram os Toquivozes, de Vila Fresca de Azeitão. O grupo interpretou três temas, terminando a atuação com o conhecido tema de Zeca Afonso “Natal dos Simples”.
Algumas semanas depois de ter sido eleito pela UNESCO património imaterial da humanidade, o cante alentejano voltou a marcar presença nos tradicionais votos de bom ano à Autarquia, com dois grupos.
Antes da atuação do Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente”, para apresentação de duas modas dedicadas às janeiras e ao Menino, um dos elementos do conjunto salientou que, “quando, em 2007, a Câmara de Setúbal classificou o cante alentejano como património municipal”, sentiram “uma responsabilidade acrescida”.
A finalizar o encontro, o Grupo Coral Alentejano “Amigos dos Sadinos” presenteou os funcionários e a presidente da Câmara Municipal com duas modas, a primeira dedicada às janeiras, e, a última, à cantora lírica setubalense Luísa Todi.
A presidente do Município, Maria das Dores Meira, agradeceu em nome da Autarquia os votos de bom ano e desejou a todos “muita saúde, algum trabalho e muita cultura” para o ano que agora começa.
No final, foi servido moscatel e o tradicional bolo-rei.