O Centro Hospitalar Barreiro Montijo dispõe de dois novos equipamentos, no âmbito da segunda candidatura ao Programa Operacional Lisboa 2020. Trata-se de um mamógrafo para o Serviço de Imagiologia e de um ecógrafo para o Serviço de Ginecologia, que substituíram os equipamentos existentes.

 

O mamógrafo agora adquirido é um equipamento da mais recente geração e tecnologia que permite efetuar exames de diagnóstico por mamografia 2D e mamografia com tomossintese 3D, com potencialidade de evoluir para a integração de estereotaxia digital e mamografia com contraste, melhorando substancialmente a acuidade diagnóstica e diferenciação das mamografias efetuadas no Serviço de Imagiologia. Este equipamento encontra-se em fase de instalação, a que se seguirá um curto período de formação, iniciando atividade regular em outubro próximo.

 

Com uma tecnologia mais atualizada, o novo ecógrafo dispõe de uma imagem ecográfica com melhor qualidade e permite a realização de técnicas inovadoras dispondo, por exemplo, de funções mais atuais e necessárias ao estudo da patologia endometrial e anexial. O novo ecógrafo, que já se encontra em pleno funcionamento, é um equipamento de maior e melhor acuidade diagnóstica, garantido uma resposta mais adequada às necessidades das utentes seguidas no Serviço de Ginecologia.

 

“Modernizar para melhor cuidar” é o lema da segunda candidatura do CHBM ao Lisboa2020, Programa Operacional que prevê a aquisição de novos equipamentos e substituição de outros já existentes, que permitam a modernização tecnológica de diagnóstico e terapêutica, garantido desta forma inovação e cuidados de saúde de qualidade.

 

Recorde-se que em 2017, o CHBM apresentou também uma candidatura ao Programa Lisboa2020. O montante aprovado foi na ordem dos 790 mil euros, tendo adquirido 18 equipamentos, mais dois do que os previstos inicialmente, para os serviços de Anatomia Patológica, Bloco Operatório, Cardiologia, Oftalmologia, Gastrenterologia, Imagiologia, Pneumologia e Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

 

Partilhe esta notícia