Cientistas da NASA questionam se os humanos poderiam viver em Marte

Tecnologia

Seu Horóscopo Para Amanhã

A terraformação de Marte transformá-la em uma segunda Terra pode ser mais ficção do que ciência, de acordo com novas evidências.



A ideia de terraformar Marte seria criar uma atmosfera semelhante à da Terra para que os humanos pudessem viver lá sem a necessidade de um traje espacial.



Na realidade, parece que a falta de dióxido de carbono pode ser um problema para tornar isso realidade.



O dióxido de carbono poderia teoricamente ser usado para aquecer o planeta, como na Terra, para criar uma atmosfera adequada. Mas parece que simplesmente não há dióxido de carbono suficiente.

(Imagem: Biblioteca de fotos científicas RF)

De acordo com Bruce Jakosky, da Universidade do Colorado, em Boulder, e Christopher Edwards, da Universidade do Norte do Arizona, lutaríamos para encontrar o gás em quantidade suficiente para terraformar Marte usando esse método.



Marte atualmente tem uma atmosfera de cerca de seis milibares. Comparado com uma barra da Terra ao nível do mar, essa quantidade é pequena.

Se Marte pudesse ser elevado a uma barra, isso significaria que o gelo derreteria a 0°C, permitindo água líquida e vida. Isso permitiria que as plantas crescessem e acumulassem oxigênio para o eventual equilíbrio da atmosfera para torná-la respirável para os seres humanos.



No entanto, Jakosky diz: 'Nós precisaríamos de algo como um milhão de cubos de gelo de dióxido de carbono com mil quilômetros de diâmetro para chegar a uma barra.'

Os pesquisadores encontraram cerca de 20 milibares de dióxido de carbono nas calotas polares, poeira e rochas do planeta, no total.

Carregando vídeoVídeo indisponívelClique para jogar Toque para jogar O vídeo será reproduzido automaticamente em breve8CancelarJogue agora

Poderia haver mais dióxido de carbono sob a superfície.

Dean Brown Laura Tobin

Robin Wordsworth, da Universidade de Harvard, diz: “Se você pudesse desenvolver a tecnologia para procurá-los e extraí-los, isso poderia deixá-lo perto da barra. Mas seria uma espécie de expedição de pesca - não há garantia de que essas coisas existam.'

Embora existam maneiras potenciais de contornar a questão do dióxido de carbono, o nitrogênio também é necessário.

“Se não houver dióxido de carbono suficiente, a terraformação levaria milhares de anos ou mais, mas ainda é possível”, diz Chris McKay, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, na Califórnia.

“Se não houver nitrogênio suficiente, você precisa de Star Trek. Você precisa de urdidura e feixes de tração, você precisa puxar nitrogênio da atmosfera de Júpiter. Torna-se ficção científica.

Mais Lidos
Não perca

Veja Também: