O cinema vai sair à rua no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da reabertura do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida (CTJA). No dia 15 de agosto, haverá uma sessão de cinema ao ar livre do filme Alentejo, Alentejo de Sérgio Tréfaut no Largo da Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, em Canha, a partir das 21h30.
Alentejo, Alentejo é uma viagem a um modo de expressão musical único e à paixão dos seus intérpretes: o Cante Alentejano. O documentário recebeu o prémio de Melhor Filme Português no Festival Indie Lisboa 2014.
Dezenas de grupos amadores reúnem-se regularmente para ensaiar antigos cantos polifónicos e para improvisar modas sobre o tempo presente. Isto é o cante. Nascido nas tabernas e nos campos, o cante transmitiu-se ao longo de várias gerações e, ainda, hoje está vivo e é um traço identitário da população do Alentejo.
Sérgio Tréfaut nasceu no Brasil em 1965, filho de pai português e de mãe francesa. Estudou filosofia na Sorbonne (Paris I) e começou a sua vida profissional em Lisboa, nos anos 90, como jornalista e assistente de realização. Desde há 20 anos que é produtor e realizador. Os seus documentários foram exibidos em mais de 40 países e receberam diversos prémios internacionais.