Os filmes “Setúbal é um Mundo” e “Convento de Jesus”, com produção pela Câmara Municipal de Setúbal, conquistaram em Castelfranco Veneto, Itália, dois prémios no FIACULT – Festival Internacional de Audiovisuais de Cultura e Turismo.
O filme turístico “Setúbal é um Mundo”, selecionado na categoria “Destino”, arrebatou, entre um total de 66 produções audiovisuais a concurso, o 3.º Grande Prémio do Júri, com a distinção a ser atribuída ao município em cerimónia realizada no sábado naquela comuna italiana da província de Treviso.
A produção camarária, com um minuto e meio de duração, de setembro de 2015, mostra a paisagem da Serra da Arrábida, a zona ribeirinha, o estuário do Sado, as praias, os monumentos históricos e a gastronomia, bem como uma panóplia de eventos culturais que fazem a cidade pulsar.
“Setúbal é um mundo” apenas foi suplantado pelos filmes “Infinity Blue Resort & Spa” e “Cities we love UNESCO”, produções de agências de comunicação do Brasil e do Reino Unido, que conquistaram, respetivamente, o primeiro e segundo Grande Prémio do Júri do Festival Internacional de Audiovisuais de Cultura e Turismo.
Já o filme “Convento de Jesus”, com dez minutos e meio, de junho de 2015, e que mostra as obras que permitiram reabrir este monumento nacional após 23 anos de encerramento, alcançou o primeiro prémio daquele festival internacional na categoria “Turismo Religioso”.
As produções audiovisuais “Setúbal é um mundo” e “Convento de Jesus”, escolhidas através de votação online do público e de um júri de profissionais na área do cinema e da televisão, foram produzidas exclusivamente pelos meios da autarquia, através do Serviço Municipal de Comunicação e Imagem.
Os vídeos produzidos pela Câmara Municipal de Setúbal podem ser visualizados no canal oficial do município no YouTube, disponível através do endereço www.youtube.com/user/municipiodesetubal/videos.
O FIACULT, festival que ocorre anualmente com base em Florianópolis, no Brasil, tem como objetivos apoiar e premiar filmes e produções audiovisuais que promovam eficazmente os setores do comércio, cultura e turismo.