O Cinema Teatro Joaquim d’Almeida recebe o Concerto de Ano Novo interpretado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direção do Maestro Sebastian Perłowski. na próxima sexta-feira dia 8 de Janeiro, sexta-feira, pelas 21h30.
Aos vinte anos de idade Robert Schumann viu uma lesão afetar-lhe a mobilidade dos dedos indicador e médio da mão direita. Caía assim por terra uma prometedora carreira de pianista mas abriam-se caminhos para um dos maiores compositores de sempre e também para um profundo conhecedor do violoncelo. Foi nessa época que iniciou a aprendizagem deste instrumento ainda semp retensões de se tornar profissional.
O Concerto para Violoncelo, escrito duas décadas mais tarde, tornou-se assim numa das peças de repertório mais do agrado dos violoncelistas. É neste caso interpretado pela violoncelista chinesa Jian Hong, que integra a Orquestra Metropolitana de Lisboa já desde 2001.
O maestro polaco Sebastian Perłowski completa o programa com a Valsa Triste de Sibelius, a peça introdutória de uma peça teatral intitulada Kuolema (Morte), e excertos d’O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, o mais sinfónico de todos os bailados.
Programa:
- Sibelius Valsa Triste, da Suíte Kuolema, Op. 44/1
- Schumann Concerto para Violoncelo, Op. 129
- I. Tchaikovsky Suíte do bailado O Lago dos Cisnes
Solista: Jian Hong (violoncelo)
Maestro: Sebastian Perłowski
Música // M/6 // 5€