Sensibilizar as crianças para os valores da multiculturalidade é o objetivo da ação “Juntos somos um Mundo” dirigida hoje, 24 de novembro, pela técnica Vanda Sereno, da Câmara Municipal do Barreiro, às turmas 2ºB e 2ºC, na Escola Básica do 1º ciclo, nº 3 do Barreiro.

Numa “viagem” pelo mundo povoado por diferentes povos e culturas, explica-se o que os distingue e o que os aproxima, como foi exemplo a Língua Portuguesa, comum a oito países (Portugal, Guiné, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor e Brasil).

Ao longo da ação, os alunos aprenderam, ainda, curiosidades sobre a gastronomia, os trajes, as casas típicas de diferentes regiões de Portugal Continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Vanda Sereno chamou a atenção para o facto de no Concelho do Barreiro viverem, para além de portugueses, pessoas de diferentes nacionalidades, tais como ucranianos, brasileiros, chineses e africanos.

As mensagens de paz entre os povos, de liberdade, de respeito pelo outro, contra os atos de bullying, entre outras, estiveram presentes num filme projetado.

No final, os alunos foram desafiados a fazer uma ou mais entrevistas a familiares, ou pessoas com vivências culturais diferentes.

De referir que esta ação é uma das 37 dirigidas ao público escolar do Concelho do Barreiro que integram o “Guia de Oferta Educativa 2014/2015”, do Serviço Educativo Municipal (SEM). “Identidades – Encontro de Culturas” é o tema principal deste ano letivo 2014/2015.

Partilhe esta notícia