O Relatório de Sustentabilidade, Atividade e Prestação de Contas 2016 dos TCB foi aprovado por maioria, em reunião de Câmara. Da análise dos indicadores de sustentabilidade, podemos concluir que o benefício gerado pelos TCB para a cidade do Barreiro, no ano de 2016, foi de 9 390 milhões de Euros.

 

Na reunião de Câmara foi ainda aprovado, por unanimidade, o empréstimo para a aquisição de 60 viaturas movidas a gás natural comprimido, que vão permitir a renovação total da frota no espaço de dois anos. Recorde-se que foi submetida uma candidatura ao POSEUR para subsidiar parte deste investimento, que constitui o maior, até à data, da CMB.

 

O ano de 2016 foi disruptivo. Renovar e inovar tornaram-se palavras de ordem para os TCB. Ao mesmo tempo que iniciámos um conjunto de medidas que visam melhorar a qualidade do serviço, concretizámos dois objetivos importantes: o alargamento da área de ação para um nível regional, operando agora em três freguesias da Moita; e a reformulação do acesso à zona periurbana do Barreiro, através da criação de uma rede circular que liga as freguesias de Santo António da Charneca, Palhais e Coina, em autocarros com 30 minutos de intervalo.

 

Em 2016 transportámos um total de 8.413.007 passageiros, em 783 circulações diárias, que perfazem 7.754 km. Relativamente ao consumo de combustível registámos um ganho de 0.9% no consumo médio, comparativamente ao ano anterior.

 

Já em 2017, no aniversário dos 60 anos dos TCB, inaugurámos um novo serviço, as TCBikes, a mais recente expressão de rede de partilha de mobilidade sustentada.

 

A aposta em mais oferta, maior qualidade, melhor formação, aliadas a um novo paradigma energético, permite ao mesmo tempo a melhoria do serviço e um menor impacto ambiental.

 

O novo posicionamento, TCB Mobilidade Coletiva, reflete uma estratégia focada no futuro, que expressa o que um serviço público de transportes precisa ser e oferecer. Hoje e sempre, a nossa razão de ser e fazer continua a mesma, movimentar as pessoas e prestar um serviço de excelência.

 

TCB Sempre Presentes, no Futuro da Mobilidade.