No próximo dia 27 de janeiro, a Câmara Municipal do Montijo realiza o lançamento do 2.º volume da edição comemorativa dos 500 Anos do Foral Manuelino de Aldeia Galega do Ribatejo, às 21h00, na Galeria Municipal. Da autoria de João José Alves Dias, o livro tem como título “O foral das vilas de Alcochete e Aldeia Galega do Ribatejo de 1515 – Um espaço, dois concelhos e um termo”.
A Câmara Municipal do Montijo dá, assim, mais um importante contributo para o acervo documental sobre a cultura e a identidade do povo de Aldeia Galega do Ribatejo e para a apresentação pública de uma visão histórica sobre os códices dos forais novos.
A obra aborda o foral conjunto outorgado a Alcochete e a Aldeia Galega (hoje Montijo), em 17 de janeiro de 1515, e junta-se à publicação “Foral de Aldeia Galega do Ribatejo 1514” do mesmo autor, lançada pela Câmara Municipal do Montijo no dia 15 de Setembro de 2014.
Em “O foral das vilas de Alcochete e Aldeia Galega do Ribatejo de 1515”, João José Alves Dias volta a defender que os forais manuelinos não originaram nenhuma mudança na organização administrativa do território, sendo essencialmente documentos de magistratura municipal.
Após o lançamento do livro, João José Alves Dias vai proferir a conferência “Um Olhar sobre o foral manuelino da jurisdição Alcochete e Aldeia Galega”.
Doutorado em História e professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, João José Alves Dias é diretor do Centro de Estudos Históricos da referida universidade e conceituado historiador com várias obras e estudos publicados.