Realizou-se de 10 a 15 de agosto em Lisboa a 2ª edição do Open de Lisboa “Xeque Mate ao Verão”, prova realizada pela Associação de Xadrez de Lisboa. Esta foi uma prova que há muito faltava no calendário lisboeta e com a criação do Circuito Nacional de Lentas em 2013, apareceu também este momento competitivo integrado como torneio de apuramento. Este foi o 5º dos 7 torneios integrados no Circuito Nacional de Lentas 2013/2014, que registou com este torneio o número de quase 300 jogadores diferentes a participar, num total de 428 participações.

Nesta 2ª edição estiveram presentes 57 jogadores, mais 2 que na 1ª edição da prova, e durante as 7 rondas nos 6 dias de prova foram mostrando os seus melhores lances nos tabuleiros montados na Casa da Juventude da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais em Lisboa.

No final dum torneio muito equilibrado, saiu vencedor o Rui Dâmaso do FC Barreirense, seguido pelo seu colega de equipa Viktor Ulyanovskyy em 2º lugar. No 3º lugar ficou o Luís Sousa Reis da GD Carris

»Classificação – Chess-Results
1º Rui Dâmaso, FC Barreirense – 6,5 em 7 possíveis
2º Viktor Ulyanovskyy, FC Barreirense – 5,0
3º Luís Sousa Reis, GD Carris – 4,5
4º Simão Pintor, GX 113 – 5,0
5º José Margarido, Profigaia – 5,0
6º Simão Pereira, Sporting CP – 5,0
7º Renato Vasconcellos, Clube TAP – 5,0
8º Carlos Carneiro, Profigaia – 5,0
9º Hugo Ferreira, GD Ferroviários do Barreiro – 5,0
10º Orphe Bolhari, CX Escola João de Meira – 4,5
(…)

Ficam assim a faltar apenas 2 torneios para conhecermos os 6 apurados para a Fase Final do Circuito Nacional de Lentas. De 1 a 6 de setembro virámo-nos para Famalicão também para a 2ª edição do Torneio Internacional Cidade de Famalicão e em outubro nos dias 4, 5, 11 e 12 vamos para o XI AEJ Chess Open em S. João da Madeira.

Ao fim de 5 torneios, na Classificação Geral mantem-se em 1º o Jorge Ferreira do GD Dias Ferreira, agora acompanhado pelo Rui Dâmaso e pelo Simão Pintor. Orphe Bolhari, Sérgio Rocha e Vítor Morais completam o lote dos 6 possíveis finalistas, mas com muita gente à espreita para atacar o Top 6 nos 2 torneios que faltam.

 

Fonte: Federação Portuguesa de Xadrez