Na hora de escolher uma escola para os filhos, os pais interessam-se por saber quais são as melhores. Foi divulgado este sábado um ranking nacional, pelo Jornal de Notícias, com base no tratamento de dados do Ministério da Educação. O Distritonline adotou o mesmo critério e conta-lhe agora quais são as melhores e as piores escolas do distrito de Setúbal.

O ranking tem por base os resultados da primeira fase de exames dos alunos internos do Ensino Secundário, a Média de Classificação de Exame é obtida a partir da média das notas de exame às oito disciplinas com o maior número de exames: Português, Matemática A, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geografia A, História A, Filosofia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais.

No Ensino Básico, os resultados são obtidos através da média das classificações por pontos (0 a 100) dos alunos internos do ensino regular na primeira fase das provas de Português e Matemática.

No secundário, o melhor desempenho do distrito coube ao Colégio St. Peter’s School: nas 144 provas realizadas a oito disciplinas, a média foi de 13,88. Com estes resultados, o colégio, localizado em Palmela, subiu ao 12º lugar do ranking nacional. Os colégios Campo de Flores (12,35), em Almada, e o Colégio Guadalupe (11,96), no seixal, ocupam o segundo e o terceiro lugar do ranking distrital. É preciso descer até ao 5º lugar para encontrar a primeira escola pública, a Escola Secundária Bocage, com uma média de 11,46 valores nos exames nacionais.

No sentido inverso, encontra-se a Escola Secundária da Baixa da Banheira, que ficou em 618 entre as 628 escolas analisadas a nível nacional, com uma média de 7,11. A Escola Básica e Secundaria Limpa de Freitas (8,07), em Setúbal, e a Escola Secundária D. Manuel Martins (8,43), em Setúbal, ocupam o 2º e 3º lugar das piores escolas do distrito de Setúbal.

Quanto ao ranking dos exames nacionais do quarto, sexto e nonos anos também as escolas privadas ocupam os lugares cimeiros das melhores escolas do distrito. Relativamente ao 3º Ciclo, o Colégio Centro de Investigação Pedagógica de Aprendizagem Integrada Minerva, no Barreiro, com 74,68 pontos, ocupa o primeiro lugar do ranking distrital e o 27º lugar do ranking nacional. O Colégio Saint Peter’s II School, em Palmela (com 73,80 pontos) e o Colégio Guadalupe no Seixal (com 72,00 pontos) ocupam as posições seguintes do ranking do distrito de Setúbal.

O primeiro lugar das piores escolas do 3º Ciclo do distrito de Setúbal é ocupado pela Escola Básica do Vale da Amoreira, na Moita, o segundo lugar pelo Externato Nuno Álvares, em Palmela e o último lugar pela Escola Básica da Baixa da Banheira, também no concelho da Moita. As três escolas encontram-se também entre as 25 piores escolas a nível nacional.

No 2º Ciclo, o Colégio Saint Peter’s II School, em Palmela, lidera o top três distrital com 77,71 pontos. O Colégio Centro de Investigação Pedagógica de Aprendizagem Integrada Minerva surge logo abaixo, com 74,44 pontos, e o Colégio Guadalupe ocupa o terceiro lugar com 69,45 pontos.

A Escola Básica do Miradouro de Alfazina, no Monte de Caparica, em Almada, lidera o ranking inverso, com 35,13. Seguida da Escola Básica da Trafaria, em Almada, e da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, em Setúbal.

No 1º Ciclo, o ouro vai para o Colégio Um, Dó, Li,Tá, em Almada, com 84,25, que ocupa o 10º lugar no ranking nacional. O segundo lugar foi ocupado pela Escola Básica de São Bartolomeu da Serra, em Santiago do Cacém, a única escola pública a figurar no top 3 do Ensino Básico no distrito de Setúbal. O pódio fecha com o Jardim Infantil A Quinta Guimarães, em Palmela.

No top inverso encontra-se a Escola Básica de Manteigadas, em Setúbal, com 23,79 pontos, seguida da Escola Básica de Setúbal e do Colégio A Palmeira, em Palmela.