A Fundação Museu Nacional Ferroviário dá a conhecer a partir de hoje e até 2 de Julho, o Comboio Presidencial no Sul de Portugal, realizando mais uma série de viagens promocionais. As autarquias de Évora, Vila Real de Santo António, Faro e Grândola são os parceiros da Fundação. A garantia de animação e festa a bordo do comboio é certa.

O Comboio Presidencial vai estar em Exposição e pode ser visitado na Estação Ferroviária de Grândola, na próxima quarta-feira, dia 2 de Julho, entre as 14h e as 16h.

O projeto Passeios Presidenciais – Viagens Turísticas em Comboio Histórico tem por principal objetivo dar a conhecer o antigo Comboio Presidencial – composição especial utilizada pelo Chefe de Estado e pela sua Comitiva entre 1910 e 1970, agora totalmente restaurado.

“O processo de reabilitação comtemplou o restauro integral dos seis veículos que incorporaram o Comboio Presidencial, solução essencial para a sua melhor compreensão e interpretação, de acordo com o aspecto que este teria na década de 70, última imagem que se conhece do Comboio Presidencial.

Num projeto inédito em Portugal, os veículos foram recuperados do ponto de

vista mecânico, técnico e patrimonial, de modo a proceder à reorganização desta

composição especial, segundo as suas valências e valores histórico-culturais.

Para além da revisão estrutural, foi igualmente necessário proceder à conservação e restauro de todo o Património Integrado, nomeadamente ao nível da reintegração dos interiores e da recuperação de revestimentos e equipamentos, a par da reprodução de alguns dos objectos em falta, em função dos modelos existentes na época.”

O Comboio Presidencial foi candidato ao PIT – Programa de Intervenção do Turismo, do Turismo de Portugal e ao QREN – Programa Mais Centro/Redes para a Competitividade e Inovação, tendo sido efetuado o restauro integral de seis composições.

 

 

Fonte: CMGrândola

Partilhe esta notícia