Almada comemora o Dia Internacional da Mulher com várias iniciativas ao longo de todo o mês de março.
Concertos Sara Tavares – 5 março
Um dos destaques do programa de comemorações são os dois concertos com Sara Tavares, no dia 5 de março, sábado, às 16h e às 21h, na Academia Almadense, com entrada livre para munícipes (sujeita a levantamento prévio de bilhete até dia 4 de março).
Sara Tavares revisitará temas dos álbuns “Mi Ma Bo”, “Balancê” e “Xinti”.
Os concertos são uma iniciativa da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas e da Câmara Municipal de Almada.
Exposição Ser Igual – 8 a 31 de março
No dia 8 de março, terça–feira, pelas 18h, é inaugurada a exposição de rua Ser Igual, na Praça da Liberdade, que aborda a luta pelos direitos das mulheres e a igualdade de género, com dados históricos e estatísticos, para além de algumas reflexões sobre a diferença na gestão do tempo por parte de homens e mulheres.
Organização: Câmara Municipal de Almada
Concerto Orquestra de Câmara de Almada – 8 de março
Na noite de dia 8 de março, pelas 21h30, realiza-se o concerto pela Orquestra de Câmara de Almada, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, com entrada livre (sujeito a levantamento prévio de bilhete entre 4 e 8 de março no Teatro Municipal Joaquim Benite). Com direção do maestro Carlos Reinaldo Guerreiro e a solista Ana Catarina Costa, serão interpretadas peças de Mozart, Beethoven e Anne Victorino de Almeida.
Organização: Orquestra de Câmara de Almada e Câmara Municipal de Almada
Ciclo Cinema Mulher – 2 a 30 de março
Todas as quartas-feiras do mês de março é exibido um filme no âmbito do Ciclo de Cinema Mulher, no Auditório Fernando Lopes- Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, sempre às 21h30, com bilhete a 3€.
– Dia 2: Mamã, realização Xavier Dolan
– Dia 9: O Sonho de Wadja, realização Haifaa Al- Mansour
– Dia 16: Ida, realização Pawel Pawlikowski
– Dia 23: As Nuvens de Sils Maria, realização Olivier Assayas
– Dia 30 – Minha Mãe, realização Nanni Moretti
Organização: Câmara Municipal de Almada
Sessão A Questão das Mulheres Refugiadas – 12 de março
No dia 12 de março, pelas 21h, realiza-se no Fórum Municipal Romeu Correia uma sessão sobre as mulheres refugiadas, com a presença de Maria Teresa Tito Morais, do Conselho Português para os Refugiados, Joana Villaverde, artista plástica com residências artísticas na Palestina, e Suelma Beiruk, vice-presidente do Parlamento Pan-Africano e membro da União Nacional das Mulheres Saharauis.
Organização: MDM – Movimento Democrático de Mulheres
As comemorações do Dia Internacional da Mulher em Almada em 2016 enquadram-se no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Género em Almada, em desenvolvimento no concelho desde 2015.