“A prova foi um enorme sucesso. Em termos desportivos foram cumpridos todos os objetivos e os cavaleiros fizeram-nos chegar a informação de que gostaram muito de estar em Alcácer do Sal e na Herdade Vale Sabroso”. Francisco Tudella Jr, da organização da prova internacional de equitação que se realizou em Alcácer do Sal entre os dias 17 e 21 de setembro faz um balanço muito positivo da organização da prova. A Herdade Vale Sabroso foi o destino da elite europeia do Concurso Completo de Equitação Sub-21. 60 cavaleiros de 12 países, incluindo Portugal, disputaram a edição de 2014 do Campeonato da Europa de CCE para Jovens Cavaleiros.

De acordo com Francisco Tudella Jr, “passaram pela herdade milhares de pessoas, entre cavaleiros, staff das equipas, familiares, organização, público e convidados”.

“Esta prova é também uma celebração e a Herdade Vale Sabroso proporcionou todas as condições para que o resultado fosse um sucesso”, acrescentou Francisco Tudella Jr, que reconheceu que os parceiros da organização da prova tiveram um papel fundamental e sem os quais não era possível organizar o Concurso, tais como “o Instituto Português do Desporto e da Juventude, Federação Equestre Portuguesa, Câmara Municipal de Alcácer do Sal e Bombeiros Mistos de Alcácer”. “Temos todas as condições ao nível das infraestruturas e um staff habituado a receber esta prova, mas sem os apoios, seria difícil”, concluiu Francisco Tudella Jr.

Paralelamente ao concurso realizaram-se outras atividades, tais como a atuação da Charanga a Cavalo da GNR e a Reprise do Exército. A cerimónia de encerramento foi abrilhantada com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer, mas o ponto alto foi o concerto da fadista Marisa no sábado à noite.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal marcou presença no evento que considera de extrema importância. “Esta prova traz ao concelho largas centenas de participantes de todo o mundo “. Vítor Proença considera ainda que “esta grande prova internacional de equitação, cuja edição anterior foi realizada em Versailles, traz à nossa região cavaleiros nacionais e internacionais para participarem numa prova bastante conceituada e que se afirmou no calendário mundial do Concurso Completo de Equitação Sub-21”.

A Herdade de Vale Sabroso continuará a organizar eventos equestres, quer a nível nacional e internacional. Está já agendado para Fevereiro de 2015 a 6ª Edição do Harley-Davidson Horse Trials, prova internacional que todos anos tem trazido até Alcácer do Sal cerca de 90 atletas de todas as partes do mundo. Para além destas provas internacionais, é objetivo da Herdade Vale Sabroso voltar a receber Campeonatos da modalidade de Concurso Completo de Equitação e está já em análise uma eventual candidatura à organização do Campeonato da Europa de Juniores e Jovens Cavaleiros em 2017.

 

Fonte: CMAlcácer do Sal

Partilhe esta notícia