Já é conhecido o programa completo das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, na Moita, que, este ano, vão decorrer, entre 7 e 16 de setembro. A apresentação pública realizou-se em ambiente festivo, na noite de 25 de agosto, no Largo Conde Ferreira, e contou com a participação da sempre animada Charanga do Huga Huga da Banda Musical do Rosário e da Banda do Zé Bacalhau, com uma largada de toiros e um baile com o grupo “Pão com Manteiga”. As intervenções estiveram a cargo do presidente da Câmara Municipal, Rui Garcia, do presidente da Junta de Freguesia da Moita, João Miguel, do Reverendo Padre Sílvio Couto e da Comissão de Festas, representada por João Gregório.

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem representam o que de mais genuíno as suas gentes têm para oferecer: a hospitalidade, a religiosidade, as tradições ligadas ao rio e à festa brava. Entre 7 e 16 de setembro, estas festas populares prometem, como sempre, um programa intenso e diversificado num misto de animação, emoção e tradição.

Música

Anjos, Sara Leite e seus convidados, Box Band & The Funk Project, Matias Damásio, Carminho, Toy, Blasted Mechanism, Barbara Bandeira, Diego Miranda e Fernando Daniel são alguns dos nomes que vão subir ao palco da Marginal. Mas as Festas da Moita oferecem mais dois palcos, com espetáculos diários: um na Praça da República e outro no Largo Conde Ferreira, este mais vocacionado para os bailes populares.

Todos os concertos são ao ar livre e com entrada gratuita.

Religião

As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 9 de setembro. São milhares as pessoas que assistem à imponente procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão, que irá percorrer as principais artérias da vila da Moita, tem início às 18:00h e vai ser acompanhada pela Charanga a Cavalo da GNR, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita, Banda Filarmónica de Muge, Banda Musical do Rosário e Banda Filarmónica da Moita.

Festa Brava

As largadas de touros, na Avenida Dr. Teófilo Braga estão já marcadas para os dias 7, 10 e 14 de setembro, à 1:00h, nos dias 10, 11, 12, 13, 14 e 16, às 10:00h, e no dia 15, às 17:00h.

Ainda na vertente do convívio popular, destaca-se a Tarde do Fogareiro, no dia 14 de setembro, a partir das 13:00h. Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar-se e os amigos vão chegando, enchendo a Av. Dr. Teófilo Braga. Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com muita música para dançar o “Huga Huga” em grupo, com a Charanga do Rosário, com o Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente, de Amarante, e também com o já tradicional “Fogareiro Elétrico” com a música de Nélio Pinto.

No rio

O rio Tejo é outro dos palcos privilegiados para a promoção de diferentes iniciativas. A tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 8 de setembro, às 14:30h.

A tarde de quinta-feira, dia 12 de setembro, vai também ser dedicada ao rio, com mais uma edição do “Cais Vivo”, a partir das 15:00h, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita, para todos os que queiram participar.

De 7 a 16 de setembro, realiza-se também a FECI – Feira Comercial e Industrial, já na sua 25ª edição, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.

 

Muitas outras iniciativas completam os 10 dias das Festas da Moita. O programa completo está disponível em www.cm-moita.pt.

 

Partilhe esta notícia