Antes de começar mais uma época futebolística, decidimos debruçarmo-nos um pouco sobre o mundo da moda. (Mas só um pouco, atenção! Com estes tipos da moda todo o cuidado é pouco… Basta um pequeno deslize e zás!) O Estapafúrdios do Quotidiano foi falar com três dos grandes estilistas portugueses – Fátima Lopes, Ana Salazar e Miguel Vieira – e perguntar-lhes o que achavam dos novos equipamentos do SLB, SCP e FCP. Ora vejamos o que descobrimos…
Fátima Lopes:
Encontrámos a estilista Fátima Lopes, em plena Rua Augusta, a tentar vender alguns dos seus esboços. Dirigimo-nos a ela e a conversa que tivemos foi deveras deprimente…
«Psst… Psst… Vocês querem um esboço? Querem? Faço-vos baratinho… Se for aos dois, ao mesmo tempo, faço uma autêntica pechincha. Hum… Que me dizem?! Vamos só ali atrás ao meu “atelier” e prometo que não se arrependem… Ai, não querem?! Só querem saber do equipamento do Benfica?! Querem saber o que é que eu acho? Acho maravilhoso. Lindo. Fenomenal! E sabem porquê? Porque tem um grande segredo: a cor. É vermelho. Aliás, o grande segredo não é ser “apenas” vermelho. É encarnado. E já que vocês parecem ser uns rapazitos simpáticos, eu vou contar-vos outro segredo: fui eu que desenhei todo o equipamento do Benfica. Mas, como devo uns “trocos” Joe Berardo, ele obrigou-me a dar-lhe os desenhos. Não se faz… Snif, snif. Então e o que me dizem? Querem um esboço ou não? Juro que vão gostar! Vamos só ali atrás que eu faço-vos num instantinho…»
(Pobre Fátima Lopes… Quem te viu e quem te vê. Ainda ontem andavas a desenhar roupa para as modelos desfilarem na passerelle e agora estás em vias de ir trabalhar para uma casa dessas…)
Ana Salazar:
Se a camisola principal do SCP não foge à regra (com listas verticais verdes e brancas) a camisola secundária já não é bem assim. O equipamento secundário do Sporting abandona os tons claros e passa a ter listas negras e cinzentas intercaladas, com finas riscas verdes a separá-las. Tentámos falar com Ana Salazar, para saber o que achava desta mudança, mas infelizmente o seu mais que tudo – Nuno Reis – não nos deixou aproximar da estilista…
«Quem são vocês e o que é que querem da Ana? Hum…?! Desamparem-me mas é a loja antes que vos dê um murro no focinho! Na minha Aninhas ninguém toca. Pelo menos enquanto eu for o seu amigo, namorado, pai, filho, filha, tio, primo, irmão, amante, personal trainer, modelo, motorista, segurança, cabeleireiro e empregada da limpeza. Por isso, toca a andar…
Ai, queriam só saber o que ela achava do equipamento do Sporting? Então eu respondo: acha adequado. Se bem que eu trocava as listas cinzentas do equipamento secundário por umas brancas. Assim como assim, o Bruno de Carvalho vai preso não tarda, habituava-se já às riscas pretas e brancas. Mas pronto, cada um sabe de si e Jesus sabe de todos! Agora vá, toca a andar, antes que a Aninhas apareça por aí e se zangue comigo por estar a falar com desconhecidos…»
(Nuno, pá, tu és um tipo sábio. Devias colocar no teu vasto currículo: Expert de Moda futebolística… Isto se a Aninhas deixar, claro.)
Miguel Vieira:
Deixámos a opinião sobre equipamento secundário do FCP para Miguel Vieira. Achámos que uma escolha tão arrojada (castanho “cacau” misturado com faixas azuis, subtis, à volta das mangas e do peito) merecia a opinião de um estilista igualmente arrojado.
«Adoro, adoro, adoro! O Futebol Clube do Porto é sempre assim, inovador e arrojado. Não era qualquer clube que seria capaz de ostentar um equipamento cor de cocó. Ups, tonta! Cor de cacau. Assim, sim. Cacau, cacau, cacau. Cacau e azul. Devem ficar todos lindooooos de morrer. Especialmente o meu Quaresma… Ai, o que eu adoro aquele rapaz… Melhor: ai o que eu adoro as tatuagens daquele moço… Ufa, só de pensar nisso até se me sobem os calores… E o castanho é mesmo a cor indicada para ele usar. É que com o talento dele os adversários ficam todos com o cérebro feito em mer… Ai, ui… que agora ia dizendo uma asneira… Mas é capaz de haver um ou outro em que o castanho não fique lá muito bem… Hum… Agora que penso bem, será por isso que o Jackson Martínez quer sair do Futebol Clube do Porto?! Náá…Deve ser só coincidência, não é?!»
(Claro que não Miguel. Simplesmente o Jackson sabe que um equipamento cor de cocó, merd… ups… cacau, não o irá favorecer na próxima época. Apenas isso…)
Texto escrito por: Gil Oliveira & Ricardo Espada
Visite-nos em:
http://estapafurdiosdoquotidiano.blogs.sapo.pt/
https://www.facebook.com/EstapafurdiosDoQuotidiano